Verstappen venceu, este domingo, o GP da Grã-Bretanha. É a sexta corrida consecutiva que o neerlandês vence. Os restantes lugares do pódio ficaram para os pilotos da ‘casa’ Lando Norris e Lewis Hamilton, respetivamente.
A corrida de Silverstone, ronda 11 do Mundial de 2023, começou da melhor forma para a McLaren, principalmente para Norris. Após ter ficado em segundo na qualificação o britânico assumiu a liderança, ultrapassando assim Verstappen. No resto do pelotão, houve algumas trocas de posição e até mesmo saídas de pista.
Na volta cinco, a chegar à curva Brooklands, Verstappen recupera a liderança do GP, com a ajuda do DRS. Mais para trás, o seu companheiro de equipa, Sergio Perez, ia ganhando posições. O mexicano ficou pela Q1, no sábado passado.
O DRS volta a ser crucial numa ultrapassagem, desta vez foi Hamilton o beneficiado. O piloto alcançou a sétima posição, depois de ter ultrapassado Fernando Alonso.
A volta 31 teve, sem dúvida, umas das melhores ultrapassagens do dia. George Russell fez uma ‘tesoura’ a Charles Leclerc, uma manobra arriscada por parte do piloto da Mercedes, mas valeu-lhe a oitava posição, até então.
Duas voltas depois, o Safety Car é chamado à ação. O carro número 20, de Kevin Magnussen, incendiou-se e o dinamarquês teve que abandonar a corrida. Foi o segundo abandono, pois o Alpine de Esteban Ocon já se tinha retirado.
Após um Safety Car de seis voltas, a corrida retoma com os Mercedes a atacar os McLaren. A equipa germânica conseguiu colocar Hamilton no meio de Norris e Piastri, durante a paragem nas boxes. Contudo, o top4 não se alterou até ao fim da corrida.
Entre as voltas 43 a 45, Carlos Sainz perdeu várias posições. Perez, Albon, Leclerc e Gasly, todos por esta ordem passaram pelo espanhol da Ferrari. Ainda que, Sainz conseguiu recuperar o último lugar pontuável, deixando assim o único Alpine em pista fora dos pontos.
Gasly viria a desistir, em sequência de uma colisão com Lance Stroll. O canadiano teve uma penalização de 5 segundos.
Ao fim de 52 voltas, Verstappen venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha, Norris ficou em segundo e Hamilton em terceiro. Piastri, Russell, Perez, Alonso, Albon, Leclerc e Sainz completaram o top 10.
O bicampeão do Mundo de Fórmula 1 fez a volta mais rápida o que lhe permitiu alcançar 255 pontos no Mundial, onde lidera de forma destacada. Enquanto, Lando Norris foi votado pelo público, Piloto do Dia.
A F1 regressa, somente nos dias 21 a 23 de julho a contar para o Grande Prémio da Hungria.
Texto: Gonçalo Carneiro
Imagem: Direitos Reservados