Após a confirmação da passagem para as meias-finais e do primeiro lugar no seu grupo no último jogo, Portugal volta a vencer, desta vez por 2-1 contra Malta, anfitriã do Europeu de Sub-19.
Neste que foi um jogo disputado no Estádio Gozo, localizado em Xewkija, Portugal e Malta encontravam-se naquele que era o último jogo da fase de grupos.
No lado da seleção lusa, a equipa vinha já qualificada para a próxima fase e com o primeiro lugar garantido, daí Joaquim Milheiro aproveitar para fazer uma revolução no onze inicial, incluindo a presença do defesa-central vila-realense Luís Gomes. Já a comitiva maltesa, comandada pelo português Tozé Mendes, vinha de duas derrotas e sem nenhuma hipótese de chegar às meias-finais.
O marcador abriu cedo, logo ao minuto 8, por intermédio de Miguel Falé, através de um remate rasteiro à entrada da área, isto depois de um passe de João Vasconcelos.
O resto da primeira parte foi dominada pela Seleção das Quinas, ainda que sem criar grandes oportunidades, exceto no minuto 30 numa situação de canto, onde Luís Gomes numa bola aérea, falhou o remate dentro da pequena área, permitindo a defesa de Hugo Sacco.
Já após o intervalo, o jogo viria a ganhar alguma emoção, isto porque Malta conseguiu o improvável: marcar um golo! Ao minuto 71, Tuma para além de ser o autor do empate, fez história no futebol maltês, marcando o primeiro golo de Malta em fases finais de Campeonatos da Europa de Sub-19. Um golo que pode ser considerado “caído do céu”, após um grande lançamento pelo ar de Viviani, chegando a bola aos pés do guarda-redes Diogo Pinto que comete um grande erro ao enviar a bola para o avançado maltês que mandou o esférico para o fundo das redes.
Mas o empate não viria a perdurar muito tempo, pois Carlos Borges, proveniente do banco, ao minuto 75 cruza a bola para a área e após Rodrigo Ribeiro, também vindo do banco, falhar o remate, João Vasconcelos com o pé esquerdo, empurra a bola para dentro da baliza, colocando Portugal outra vez à frente do marcador.
A partir deste golo, Malta expôs-se mais ao tentar marcar outra vez, permitindo a Portugal criar várias oportunidades de dilatar a vantagem, mas o resultado acabou por se manter. Com este resultado, Portugal consegue vencer os três jogos da fase de grupos, ficando agora à espera de saber quem vai ser o segundo classificado do Grupo B para disputar o jogo das meias-finais.
Homem do Jogo
João Vasconcelos
Muitos destacaram-se durante a partida, mas João Vasconcelos conseguiu executar grandes passes, para além de ter tido forte presença tanto em situações defensivas, como ofensivas. Acabou por acrescentar à sua bela prestação uma assistência e um golo.
Texto: Rodrigo Martins
Imagem: Direitos Reservados