A artista Ana Bacalhau realiza este sábado, dia oito de julho, no Auditório Exterior do Teatro Municipal de Vila Real, um espetáculo com entrada livre.
Para continuar as festas da cidade, Vila Real recebe a cantora Ana Bacalhau para um concerto que acontece por volta das 22h, com uma duração aproximada de 70 minutos.
Ficou conhecida como vocalista do grupo Deolinda, inspirado pelo fado, pelas origens tradicionais, pelo folclore e por outros géneros musicais. O estilo musical da banda e as letras das suas canções conquistaram o público, tornando o seu percurso marcante na música portuguesa. Com os Deolinda, Ana Bacalhau lançou quatro álbuns de estúdio: “Canção ao Lado” (2008), “Dois Selos e um Carimbo” (2010), “Mundo Pequenino” (2013) e “Outras Histórias” (2016).
Após dez anos a dar voz às canções dos Deolinda, Ana Bacalhau estreou-se a solo em 2017 com “Nome Próprio”, um álbum que apresenta uma abordagem musical mais diversificada, revelando versatilidade como cantora e compositora. Em 2021, a artista lançou o álbum “Além da Curta Imaginação”, com o objetivo de “Criar novos mundos, que possam materializar-se neste. Criar novos mundos, para que as experiências de dor e perda possam ser sublimadas”, disse Ana Bacalhau. Em 2022, a artista editou o seu último single, “Orelhas Moucas”, produzido por João Só, uma canção que sublinha uma forma de lidar com a rejeição num malhão animado e cujo título provém de uma expressão popular.
Além de sua carreira musical, Ana Bacalhau aventurou-se no mundo do teatro tendo participado em peças como “O Principezinho” e “A Menina do Mar”.
Neste momento, Ana Bacalhau, é uma das mais reconhecidas artistas da música portuguesa contemporânea. A sua carreira a solo e seu trabalho com a os Deolinda, contribuíram para renovar o interesse pelo fado e pela música tradicional portuguesa, atraindo um público mais amplo e jovem.
José Alves
Imagem: Direitos Reservados