Fórmula 1 | Verstappen domina e vence corrida caótica no Mónaco

Fórmula 1 | Verstappen domina e vence corrida caótica no Mónaco

Max Verstappen venceu nas ruas do principado, esta tarde, numa corrida caótica que se provou caótica, devido à chuva. Fernando Alonso, da Aston Martin, foi segundo e Esteban Ocon, da Alpine, terceiro.

Arranque limpo para todos os carros, sem qualquer troca de posição. Logo no fim da primeira volta pararam vários carros para trocar de pneus. Hulkenberg foi penalizado por cinco segundos por causar uma colisão.

Na volta 11, Sainz tentou ultrapassar Ocon depois do túnel, mas deu um toque na traseira do piloto da Alpine, partindo um pouco da asa dianteira.

Na volta 17, Magnussen ultrapassou Sargeant antes da chicane, ainda Stroll e Pérez ultrapassaram o americano na última curva. Nas voltas seguintes, Bottas ultrapassou Albon no gancho e subiu a décimo terceiro, Hulkenberg ultrapassou Zhou na primeira curva, após erro do piloto chinês e o alemão ultrapassou ainda Sargeant, na chicane do porto e subiu a décimo sétimo.

À volta 32, Hamilton parou para trocar de pneus, Ocon parou na volta seguinte, mas teve uma paragem lenta. Houve ainda um toque entre Stroll e Pérez na volta antes na chicane do porto.

Na volta 34, parou Sainz, além disso, Pérez tocou na traseira de Magnussen e ficou com danos na asa da frente, vendo-se obrigado a parar nas boxes. Stroll aproveitou e ultrapassou o mexicano, ainda em dificuldades.

Na volta 45, a Ferrari chamou Leclerc às boxes para trocar de pneus, à volta 48 parou Gasly e na volta 51 parou Norris.

Bottas e Stroll pararam para montar intermédios quando começou a chover em algumas partes da pista, na volta 54 parou Albon e Zhou para intermédios também.

Alonso parou na volta 55 para pneus médios, vários carros pararam para intermédios, Sainz fez ainda um peão antes do gancho.

Verstappen parou para intermédios, Alonso também, os dois Ferrari pararam também para intermédios.

Stroll desistiu após bater no gancho e danificar o carro, Magnussen deu um toque nas barreiras na volta 58 e parou para meter os pneus de chuva de banda azul e uma asa nova.

Na volta seguinte bateu no gancho, Pérez parou e montou os pneus de chuva de banda azul, Russel teve uma penalização 5 segundos por um unsafe rejoin.

Na volta 60, Magnussen seguiu em frente na primeira curva, Perez também deu um toque nas barreiras na chicane da piscina, Hulkenberg levou ainda uma penalização de 10 segundos por incumprimento da outra penalização.

Norris passou Tsunoda na reta da meta e subiu a nono, Piastri passou por Tsunoda na volta seguinte e subiu a décimo, Tsunoda seguiu depois em frente na escapatória da curva antes do gancho perdendo mais duas posições.

Na volta seguinte Tsunoda perdeu mais duas posições para Zhou e Albon e caiu assim para décimo quinto.

À volta 76, Magnussen abandonou a corrida.

Completadas as 78 voltas, Verstappen domina e vence este grande prémio do Mónaco com uma parte final caótica, com Alonso e Ocon a completar o pódio. Hamilton, Russel, Leclerc, Gasly, Sainz, Norris e Piastri, completam o top 10.

O ponto de volta mais rápida fica para Hamilton, o prémio de piloto do dia vai para Ocon.

A Fórmula 1 regressa para a semana de 2 a 4 de Junho com o Grande Prémio de Espanha com transmissão na SportTV 4.

Texto: Gonçalo Sousa

Imagem: Direitos Reservados