Reforço do abono de família visa partilhar crescimento da economia, segundo António Costa

Reforço do abono de família visa partilhar crescimento da economia, segundo António Costa

No passado dia 16 de maio, o primeiro-ministro anunciou um reforço imediato no pagamento do abono de família, que irá abranger cerca de 1,1 milhões de crianças e jovens. “Vão ser pagos 45 euros. É o primeiro apoio relativo ao ano de 2023”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em declarações aos jornalistas, esta segunda-feira.

Este apoio abrange os titulares de abono de família correspondentes ao 1º, 2º, 3º ou 4º escalões de rendimento do agregado familiar. O valor “será pago de três em três meses, de forma automática , através de transferência bancária”.

“O pagamento do reforço do abono de família é mais um passo na redistribuição justa com os portugueses do crescimento da economia”

António Costa, Twitter

A Comissão Europeia adiantou uma projeção positiva do crescimento da economia portuguesa, para 2023, de 2,4% e de 1,8%, em 2024. É uma melhoria face aos 1% estimados no início do ano e aos 1,8% destacados por Fernando Medina. Com este valor, Bruxelas admite que Portugal apresente a terceira maior taxa da zona euro.

Anteciparam também, a diminuição para 0,1% do défice português este ano, o menor da zona euro, o melhor resultado à exceção dos excedentes previstos para a Irlanda e Chipre.

Ana Margarida Silva

Imagem: Observador