Nesta que era a 5ª jornada da Serie 1 da 2ª Fase Manutenção da Liga 3, viu-se em Montalegre a despromoção do clube da região. O Montalegre vinha para esta partida no último lugar da Série, e somando esta derrota, torna-se matematicamente impossível a manutenção da equipa no terceiro teor mais alto do futebol português.
No que toca ao Varzim, a equipa dos Poveiros colocava-se um lugar acima do Montalegre com uma diferença de dois pontos antes desta partida que, com esta vitória continua na luta pela manutenção.
O jogo começava bastante equilibrado, com as duas equipas a partilhar de forma igual a posse de bola, mas o Montalegre mostrava maior iniciativa de ataque.
O primeiro lance polémico da partida acontece ao minuto 13, onde Angola, após um passe em desmarcação para as costas dos defesas, cai no interior da grande área gerando protestos da equipa da casa, mas o árbitro manda seguir.
Perto do minuto 35 os Poveiros ameaçam a equipa do Montalegre com um contra-ataque rápido, que resulta num passe a rasgar a última linha para os pés de Tiago Cerveira, este tenta cruzar rasteiro para a pequena área, mas Rui Areias não chega lá.
Nos primeiros 45 minutos notou-se um jogo equilibrado com um Montalegre mais ativo, no entanto, no Varzim procurava um estilo de jogo baseado nos contra-ataques rápidos. Ambas as equipas estavam a ter dificuldades a criar perigo.
Logo no início da segunda parte houve uma chance perigosa a favor do Montalegre que, num contra-ataque rápido conseguiu encontrar Rubén Neves à entrada da área com um cruzamento rasteiro, mas o médio remata à figura do guarda-redes do Varzim.
E foi ao minuto 51´ que se viu o único golo da partida com a autoria de Umaro Baldé. Na sequência de uma recuperação de bola do Varzim no último terço do Montalegre, os Poveiros conseguiram encontrar um cruzamento para o coração da área a partir dos pés de Léo Teixeira, onde Umaro Baldé aparece a partir do segundo poste de forma matadora, cabeceando a bola para o poste esquerdo do guarda-redes do Montalegre, garantindo assim o golo para a equipa do Varzim.
Antes da reposição de bola após o golo do Varzim, Angola cai para o relvado sozinho, causando muita preocupação para todos os presentes no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira. Após dois minutos de assistência o jogador parecia estar bem, este que jogou o jogo até ao fim.
Na sequência deste golo o Montalegre fez mexidas para tentar mudar o destino do jogo, colocando mais jogadores para a frente, dando o tudo por tudo para a sua manutenção.
Apesar desta iniciativa do Montalegre, o Varzim conseguiu manter o resultado e permanecer na luta pela manutenção na Liga 3, causando assim com que o Montalegre fosse despromovido para o campeonato Nacional.
Homem do Jogo
Umaro Baldé
Autor do golo do Varzim, que é extremamente importante para a luta pela manutenção do clube na Liga 3. E durante o jogo sempre demonstrou o seu melhor dentro de campo.
Texto: Fernando Pinheiro
Imagem: Direitos Reservados