Sergio Perez venceu a primeira corrida sprint da época em baku, com picardia nas box entre Max Vestappen e George Russell, o segundo classificado foi Charles Leclerc, da Ferrari e Max Vestappen, da Red Bull Racing, completou o pódio.
Antes ainda de se apagarem as luzes, Logan Sargeant não participou na corrida sprint, após ter chocado contra o mundo na sprint Shootout, o piloto norte-americano desfez a traseira do seu monolugar. Esteban Ocon partiu de via das boxes por ter mudado componentes do Alpine.
As luzes apagam-se e a corrida começa com mau arranque dos pilotos da Red Bull, George Russell leva a melhor sobre o piloto neerlandês e os dois batem na curva dois, deixando alguns destroços no chão e na curva três Vestappen alarga a trajetoria, o que o levou a bater com a roda traseira no muro, ficando com danos debaixo do chassi. Russell a subiu à terceira posição.
Bandeiras amarelas no segundo setor com Yuki Tsunoda a bater de traseira com o seu Alpha Tauri na curva 13, deixando alguns destroços na pista e, consequentemente, na curva 15 deixou o pneu traseiro direito no meio da pista. Com o acidente foi ativado o virtual Safety Car para os comissários de pista conseguirem limpar os destroços e retirarem a roda, mas não foi o suficiente e ativaram o Safety Car, com o Tsunoda a arrastar o seu monolugar para as boxes, onde o compuseram e puseram de novo na pista, mas não durou 100 metros dentro de pista e o carro tinha o eixo traseiro danificado o que levou a abandonar a corrida ao piloto nipónico.
Na volta seis acabava por sair o Safety Car com Leclerc atrasar o arranque, a corrida retomou e Vestappen ultrapassa Russell, e os dois pilotos da Aston Martin a fazerem ultrapassagens com o retorno da corrida.
Perez acabaria por subir a primeira colocação na volta oito, ultrapassando Leclerc, mas o piloto monegasco não desistiu e foi atras do prejuízo. Com esta batalha pelo primeiro lugar Vestappen ia-se aproximando.
Ao longo da corrida o piloto neerlandês ia pressionando o piloto da Ferrari, que ia agarrando o segundo lugar com determinação, já os pilotos no meio e fundo plutão trocavam algumas ultrapassagens.
A corrida não teve mais alterações e Perez acabou por ganhar a primeira corrida sprint da época, com o Leclerc assegurar o segundo posto e Verstappen em terceiro com um buraco enorme no seu chassi. Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Stroll fecharam assim os lugares pontuáveis na corrida sprint.
No final houve um desentendimento entre o piloto da Red Bull e da Mercedes em que o piloto neerlandês foi tirar satisfações ao piloto britânico pelo incidente nas curvas dois e três.
O piloto da corrida sprint escolhido pelo público foi Sergio Perez pela condução perfeita, sem nenhum erro, numa das pistas mais difíceis do campeonato.
A corrida é já este domingo pelas 12 horas, com transmissão em direto na SPORT TV 4.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados