Decorreu, pelas 16h30 do dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a exposição do filme “1965 | Panreal, um edifício de Nadir Afonso” da autoria de José Paulo Santos, no Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD.
A professora Mila Simões de Abreu introduziu a sessão com uma pequena introdução sobre este dia comemorativo. Seguiu-se a visualização do filme de cerca de uma hora e meia.
O filme relata a luta que tentou travar a demolição da obra arquitetónica do pintor e arquiteto transmontano, situada onde atualmente se encontra o parque de estacionamento do Lidl de Vila Real. Percorrendo ações na rua, na Assembleia da República, no Teatro Municipal, entre muitas outras, ilustra as tentativas do movimento “Pró-Nadir” para tentar preservar, bem como as soluções para reabilitar, o edifício em estado degradado de Nadir Afonso. Com música de Manuel Bastos e caras conhecidas de Vila Real, apresenta-se como um registo do património que hoje só é possível conhecer através de meios artísticos e da memória coletiva.
Após a visualização do filme, houve tempo para discussão e para partilha de experiências e comentários. Às 19 horas terminou a sessão.
Texto e Imagem: José Neves