A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, receberá 60 alunos do ensino secundário e universitário, vindos de Lisboa, Guarda, Gandra e Vila Real, na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, visando pensarem criticamente alguns problemas globais.
Os alunos serão desafiados a apresentarem soluções para problemas como o desperdício alimentar, crise climática, o movimento estudantil, entre outros. Logo depois, um júri de especialistas, irão avaliá-las para eleger a melhor solução para cada cenário apresentado. A 4ª edição do “Dia do Pensamento Crítico”, ocorrerá no polo II da Escola de Ciências e Tecnologia, entre as 9h e as 17h.
A iniciativa do “Dia do Pensamento Crítico”, promovida pelo Grupo do Pensamento Crítico e Criativo da UTAD (webPACT) envolveu 280 estudantes nas sessões realizadas na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) – Polo de Gandra (16 de fevereiro), na UTAD (28 de fevereiro), na Universidade Lusófona – Polo de Lisboa (2 de março), na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda (8 de março).
O grupo webPACT é uma comunidade da UTAD, criada em 2012, com o propósito de aprendizagem e investigação, que pregam o pensamento crítico e criativo. O principal objetivo do grupo tem sido promover a reflexão e a partilha de boas práticas de ensino, aprendizagens e investigação, além de organizarem a iniciativa do “Dia do Pensamento Crítico”.
Caroline Dominguez, docente da UTAD, é coordenadora do programa, no qual agrega cerca de meia centena de professores dos ensinos secundário e universitário, estudantes de doutoramento e investigadores de diversas áreas do conhecimento.
Cássia Teixeira
Imagem: UTAD