Dragões levam a melhor no duelo com o GD Chaves (1-3)

Dragões levam a melhor no duelo com o GD Chaves (1-3)

O FC Porto venceu o GD Chaves, por três bolas a uma, na vigésima terceira jornada do campeonato. Flavienses acabaram o encontro reduzidos a nove unidades.

O marcador foi inaugurado aos 15 minutos através de Danny Namaso. Otávio aumentou a vantagem aos 43 minutos que, pouco tempo depois, foi reduzida por Steven Vitória, de grande penalidade aos 53 minutos. Mais tarde, a equipa transmontana vinha ficar reduzida a duas, com o avançado espanhol da portista a fazer o terceiro golo do encontro já para la dos 90 minutos. O FC Porto volta as vitorias mantendo-se em segundo lugar, já que o GD Chaves leva a terceira derrota consecutiva e matem-se provisoriamente em decimo terceiro.

Os azuis e brancos entraram com tudo na partida e logo ao minuto 8 André Franco, desperdiça uma clara oportunidade de perigo a baliza dos transmontanos.

logo de seguida Steven Vitória teve oportunidade de inaugurar o marcador fazendo o primeiro remate do GD Chaves.

No quarto de hora de jogo Danny Namaso inaugura o marcador à entrada da área com um remate potente e colocado, a rasar o posto direito de Moura, com a assistência de Otávio.

Aos 17 minutos o GD Chaves reage com João Mendes, com um remate a rasar a trave da baliza dos azuis e brancos.

Aos 22 minutos uma jogada coletiva do FC Porto, envolvendo Otávio e Namaso que cruzou para o Toni Martinez e de cabeça atirou por centímetros do posto da baliza dos flavienses.

Aos 23 minutos grande oportunidade do GD Chaves igualar o marcador, com um erro do guarda-redes portista a fazer uma enorme defesa e a negar o golo a jô que cabeceou após um cruzamento de Juninho.

A equipa transmontana não parava de desistir e Euller de livre atira por cima da baliza de Diogo Costa aos 36 minutos.

Novamente a equipa azul e branca numa jogada coletiva nasce o segundo golo, através de um canto curto, Eustaquio combina a bola com Otávio, pela esquerda faz um remate colocado e amplia assim a vantagem para dois golos de diferença.

A primeira parte teve grande domínio de posse do FC Porto, apesar do GD Chaves ter mais remates.

O GD Chaves entrava para a segunda parte com vontade de vencer e aos 50 minutos valeu o corte de Marcano para manter a baliza dos dragões a nulo, após um mau passe de Pepe, Euller isolado faz um chapéu sobre Diogo Costa valendo atenção de Marcano a cortar em cima da linha.

Aos 53 minutos João Mendes fugia nas costas de Zaidu, que o mesmo acabou por derrubar o jogador flaviense dentro da grande área, para a cobrança da grande penalidade foi chamado Steven Vitória, o capitão do GD Chaves, sem temer marcou com classe para o meio da baliza que não deu grandes hipótese para o guardião portista que se lançou para o lado esquerdo, nascia assim outro espírito ao GD Chaves.

Aos 65 minutos Namaso, recebe a bola do lançamento de Zaidu, o avançado o FC Porto obrigar a uma grande intervenção do Rodrigo Moura a negar o terceiro golo a equipa azul e branca e ao bis de Namaso.

Ao minuto 72 surgia o pesadelo a equipa de Trás-os-Montes, Bruno Langa iria ser expulso após já ter recebido o primeiro cartão amarelo aos 52 minutos, o mesmo pediu ao árbitro da partida para ouvir o VAR, que o Manuel Oliveira corrigiu e retirou o cartão vermelho ao Bruno Langa, e atribui o segundo amarelo e consequentemente o vermelho ao Jô que também já tinha recebido a cartolina amarela aos 57 minutos, ficando o GD Chaves reduzido a dez jogadores.

Aos 80 minutos nasce o golo do FC Porto, mas depois do árbitro ter consultado o VAR o golo foi anulado por fora-de-jogo do avançado espanhol por estar 21 centímetros a frente, que no meio disto tudo o Rodrigo Moura tinha ficado mal na fotografia, com um contra-ataque rápido do FC Porto.

Aos 87 minutos de jogo outra contrariedade para Vítor Campelos que via o seu jogador a ver o segundo amarelo e ser expulso, ficando a equipa transmontana reduzido a nove jogadores na reta final da partida.

Ao cair do pano acabaria por chegar o terceiro golo dos dragões através de Toni Martinez que tinha visto a pouco o seu golo anulado pelo VAR, mas que desta vez não ouve irregularidade no lance, após uma assistência de Taremi, o avançado espanhol voltava a dilatar a vantagem a comitiva azul e branca.

Uma derrota pesada e com grandes dores de cabeça para GD Chaves, o FC Porto saio de Trás-os-Montes com uma vitoria pela luta do titulo e que Otávio levaria para casa o prémio de melhor jogador em campo.

Na próxima jornada, o GD Chaves volta a jogar em casa e recebe o Portimonense SC. Já o FC Porto jogará em casa frente ao GD Estoril Praia.

Texto: Fernando Morais
Imagem: Agência Lusa