O Município de Vila Real assinalou, na passada quarta-feira, os 750 anos da outorga do primeiro foral concedido a este território, no Teatro de Vila Real.
A sessão iniciou com um breve enquadramento histórico da efeméride seguida da abertura da exposição “Memórias da Vila Velha” no Museu do Som e da Imagem, com um Porto de Honra e a entrega dos cadernos 34 e 35, respeitantes ao cortejo histórico da comemoração dos 700 anos desta efeméride (em 1972) e à exposição recém-inaugurada, respetivamente.
A cerimónia continuou, depois, no Grande Auditório com a leitura de uma carta escrita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa para esta sessão e o discurso de Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
Após a sessão solene das entidades, foi exibido um pequeno vídeo realizado pelo teatro com um breve resumo do contexto histórico da época e a evolução do território para o que hoje se conhece como Vila Real.
A noite continuou de celebração com a entrada em palco de Teresa Salgueiro, artista convidada para estas comemorações. A cantora, que conta com um percurso reconhecido e dezenas de participações com outros artistas de renome, apresentou à plateia vários temas nacionais. Os presentes puderam recordar alguns clássicos como “Verdes Anos” de Carlos Paredes, composições dos Madre Deus, temas mais rurais como a “Cantiga da Seiva” ou mais arcaicos como uma composição do século XIII, altura em que foi concedido o foral a Vila Real.
Houve ainda tempo para alguns temas internacionais, com uma ligação ao outro lado do Atlântico, para interpretar algumas composições de países da América Latina.
No final do concerto deu-se por encerrada a comemoração da efeméride vila-realense.
Texto: Carlos Cardoso
Imagem: Alexandra Nóbrega