O livro “Favaios, História e Património” foi lançado no passado dia 12 de novembro, sábado, num evento que decorreu na Adega de Favaios. Da responsabilidade do historiador Gaspar Martins Pereira, o livro pretende dar a conhecer a história e o património da aldeia reconhecida pelo vinho Moscatel por esta ter uma história que se confunde “com a da adega cooperativa”.
Favaios, povoação existente desde tempos pré-romanos, “tem muita história” e é uma peça fundamental para a defesa e valorização da região vinhateira do Douro. Assim, a Adega Cooperativa de Favaios decidiu lançar o livro numa ambição de “responsabilidade social”, afirma o historiador, pois é a “mais importante empresa de Favaios” e é também “integradora do património e da economia” da terra.
A Adega de Favaios, das primeiras cooperativas a surgir no Douro, afirma que “os investimentos realizados” nas últimas décadas e a “criação de uma equipa coesa e estável” são fatores determinantes no crescimento sustentado da empresa. Tendo 481 sócios pagos acima da média da região, prepara atualmente a ampliação das instalações.
“A riqueza de património” da comunidade e o registo “para memória futura”, afirmam a direção, será também comemorada em dezembro com o lançamento de um Moscatel comemorativo. Este Moscatel será uma edição limitada que integrará “as melhores sete colheitas das últimas sete décadas de Moscatel” armazenado na Adega.
O livro pode já ser adquirido pelo website oficial da Adega, com preço PVP de 45€, 30€ para associados.
Joaquim Duarte
Imagem: Adega Cooperativa de Favaios