O Farense recebeu o Grupo Desportivo de Chave, na manhã deste sábado (30), num jogo a contar para a 32.ª jornada da Liga Sabseg, que só ficou decidido ao minuto 92ʼ por meio de uma grande penalidade.
Nos primeiros minutos de jogo a equipa visitante mostrou a vontade de impor o seu jogo e foram os primeiros a causar perigo, por João Mendes que na tentativa de executar um “chapéu” acabou por acertar na barra. A equipa do Farense não se deixou ficar e foi ascendendo nos minutos seguintes, Baldé com dois remates perigosos e Jonatan Lucca a obrigar o guardião Paulo Vítor a uma enorme defesa.
O jogo estava partido mas ao minuto 19’, Wellington Carvalho abria o marcador e dava vantagem à equipa transmontana, num remate indefensável. Este golo nasce de um mau passe de Cláudio Falcão.
O jogo foi caminhando até ao intervalo sem muitos lances de perigo e retomada a segunda parte foi o Farense a ameaçar, no entanto, o cabeceamento de Cristian Ponde foi defendido pelo guarda-redes.
Aos 56’ a equipa algarvia viu-se reduzida a 10 na consequência de um cartão vermelho exibido por protestos a Robson. Porém, mesmo reduzidos, chegam ao empate 9 minutos depois, golo de Cristian Ponde de penalti.
O jogo foi equilibrado até ao final, com alguns lances de perigo parte a parte mas aos 92’ é assinalada grande penalidade para o GD Chaves por falta de Cláudio Falcão sobre Jô. A decisão não convenceu os adeptos da equipa local, mas João Batxi não falhou, deu os 3 pontos à equipa Flaviense e foi considerado o homem do jogo.
O Grupo Desportivo de Chaves isola-se na liderança à condição, aguarda o resultado do confronto direto entre os outros candidatos à subida, Rio Ave e Casa Pia que jogarão amanhã, sabendo já que garantiu o play-off de subida. O Farense ocupa o 11.° lugar com 40 pontos.
Texto: Tatiana Álvares
Imagem: José Andrade