Segundo dia do XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação na UTAD

Segundo dia do XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação na UTAD

Decorreu no passado dia 6 de abril o segundo dia do XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI), que teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O evento contou com a presença de oradores e moderadores de várias áreas, como das Ciências da Cultura, Ciências da Comunicação, Ciências da Linguagem, Estudos Literários e Estudos Artísticos.

A sessão teve início com uma palestra sobre a síntese política e estética do modernismo brasileiro em Moacyr Félix, moderada por Dédallo Neves, da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Num segundo momento, Pedro Colaço do Rosário, docente da Utad, discursou sobre o dever de memória do linho de Agarez, e, em seguida, Adriana Sydor de Paula, Daniela Fonseca e Orquídea Moreira Ribeiro apresentaram o projeto que promove a cultura e a criatividade em contexto universitário, a criação de uma Residência Cultural na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para encerrar a sessão, a professora Sónia Silva palestrou acerca da missão das Universidades Públicas Portuguesas.

Na segunda parte do evento, o XXIV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação recebeu José Bernardo da Fonseca, representando a Universidade Católica Portuguesa, que levantou o tema do “O futuro do Livro – O Livro e a Era da Informação”, antecedendo Tânia Machonisse e Orquídea Moreira Ribeiro, que expuseram a “Língua portuguesa na unificação e oficialização do discurso de protesto contra injustiças sociais em Moçambique: Música Rap de Azagaia”. De seguida, Jessica Stori apresentou uma palestra intitulada de “Inventar um lugar para si: as memórias de Carolina Maria de Jesus”, e Salvador B. Tito abriu uma discussão sobre a imagem social de Luanda na narrativa de ficção contemporânea em Se o passado não tivesse asas (Pepetela) e Mulher infinita (Lourenço Mussango). Como encerramento da sessão da manhã, Thais Gaia Schüller, Filipe Ribeiro e Orquídea Moreira Ribeiro exploraram o tema “Reminiscências da paisagem angolana na pós-memória de retornados: um estudo em Vila Real”.

O destaque desta edição de EIRI foi para a conferência de Edgar Pêra, que ocorreu na sessão da tarde, que levantou o tema Pessoa & Lovecraft – Espectadores Cósmicos (Da Literatura ao Cinema). Em dois dias o EIRI promoveu o contacto entre profissionais e especialistas de várias áreas, de forma a promover espaços de reflexão, de investigação e de leitura interdisciplinar.

Hélder Fernandes e Helena Menezes