Sara Barros Leitão é recebida com a peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria e a sua patroa”

Sara Barros Leitão é recebida com a peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria e a sua patroa”

Na passada sexta-feira, dia 1 de abril, Sara Barros Leitão foi recebida no Pequeno Auditório do Teatro Municipal de Vila Real, com a peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria e a sua patroa”.

Com lotação esgotada, este espetáculo contou a “história invisível” e de resistência das “empregas domésticas desde os anos 60 até aos dias de hoje”, e da criação do primeiro Sindicato de Empregadas Domésticas em Portugal.

Na plateia estava Manuela Jorge que já tinha “visto a peça no Teatro Carlos Alberto, no Porto”, recentemente. À conversa com o Torgador, confessou que até então não conhecia o trabalho de Sara Barros Leitão, e que é “um espanto” como atriz e encenadora. Contou também que a sua “empregada doméstica, Joaquina, foi uma das fundadoras do Sindicato”.

Na sala de espetáculos, no decorrer da peça, foi visível a emoção de alguns dos espectadores à medida que   os testemunhos das empregadas domésticas eram contados pela encenadora.

A peça vai continuar a percorrer os palcos de Portugal. A próxima paragem é na cidade de Almada, nos dias nove e dez de abril. 

José Alho

Fotografia (créditos): Diana Tinoco