GD Chaves 2-0 CD Nacional: A luta continua

GD Chaves 2-0 CD Nacional: A luta continua

Mais um obstáculo ultrapassado rumo ao pódio.

O GD Chaves somou, na tarde deste domingo, dia 3, mais três pontos, ao receber e vencer o Nacional da Madeira por 2-0, num encontro relativo à 28ª jornada da Liga Portugal Sabseg.
Os transmontanos surgiram depois de empatarem na Trofa a uma bola. Os madeirenses entraram na partida após vencerem por 3-1, na última ronda, a Académica, lanterna vermelha da competição.

O primeiro tempo arrancou logo com o golo do GD Chaves, ao quinto minuto do encontro. Uma jogada desenhada pelos dois extemos da equipa de Vítor Campelos, onde Batxi serviu Wellington para este marcar o primeiro da partida e o seu 11º golo na competição.

Os 10 minutos iniciais realçaram uma vantagem numérica e estatística do Chaves, mas tal não se verificou até à meia hora de jogo, onde se começou a assistir a uma acalmia geral, com poucos lances de perigo e onde ambas as formações se focaram mais na manutenção da bola, principalmente na zona do meio-campo.

Foi preciso esperar até ao último terço da primeira parte para se ver a competitividade ao nível máximo. João Mendes, aos 34 minutos, pecou na finalização e desperdiçou um golo certo. No seguimento da jogada, os madeirenses responderam de forma brutal ao tentarem o golo 3 vezes no mesmo lance, mas sem sucesso. No momento seguinte, Batxi, já no meio-campo dos visitantes, rematou de fora da grande área, com Vagner a socar a bola e a impedir o 2-0.

Foram 15 minutos eletrizantes, mas o marcador não sofreu qualquer alteração.

Assim como no primeiro tempo, os segundos 45 minutos surgiram com festejos, com Batxi a ampliar a vantagem dos da casa. Uma grande jogada individual do angolano que encontrou o canto inferior direito da baliza e assinou o 2-0, ao minuto 56.
Os minutos seguintes continuaram a mostrar a tendência dominante dos flavienses, com Wellington, Platiny e Batxi a criarem investidas atacantes de forma intensiva. Realça-se ainda a tentativa de Bryan Rochez que, isolado, rematou por cima da baliza de Paulo Vítor. Do outro lado, João Teixeira tentou surpreender com um remate em arco.

No fim da partida, fica o registo de três cartões amarelos para cada formação e a nomeação de Batxi para homem do jogo, ao estar presente nos dois golos da equipa da casa.

Consumada esta vitória, o Chaves prossegue no sonho da subida de divisão e ascende ao 3ª posto da competição, com 51 pontos, os mesmos que o Feirense. Já a equipa da Madeira mantém o sexto lugar, com 41 pontos, deixando o Leixões apenas um ponto atrás.

Na próxima ronda, os “valentes transmontanos” seguem caminho até Mafra e têm a oportunidade de se vingar sobre o mau resultado da primeira volta. Já o Nacional recebe o Rio Ave, o primeiro classificado e principal candidato ao título e à subida de escalão.

Texto: André Soares

Imagem: José Andrade