“O Torgador” organiza I Jornada do Jornalismo na UTAD

“O Torgador” organiza I Jornada do Jornalismo na UTAD

Decorreu, no passado dia 14 de março, na Aula Magna da UTAD, a primeira edição das Jornadas do Jornalismo, organizadas pelo Jornal Académico “O Torgador”.

Na parte da manhã, o painel foi brindado com a presença da jornalista Francisca Graça, do jornal “Terras do Ave” e antiga Diretora d’O Torgador, e Rui Dias, jornalista do jornal de Notícias e do jornal “O Minho”, que falaram sobre todo o seu percurso académico e, também, profissional, dentro do mundo do jornalismo.

Na parte da tarde, decorreu uma iniciativa paralela, mas que foi encaixada no painel da jornada, a “PSuperior Talks”. A iniciativa foi organizada pelo jornal “Público”  e tinha como tema de debate “O mundo digital, entre o excesso de informação e a banalização da informação”. Esta conversa foi moderada por Manuel Carvalho, diretor do Jornal “Público” e teve como convidados para debater: Andréia Azevedo Soares, jornalista do “Público”; Carlos Cardoso, diretor do jornal académico “O Torgador”; Carlos Daniel, jornalista da RTP; Fábio Ribeiro, professor universitário e diretor da licenciatura de Ciências da Comunicação da UTAD; e Helena Martins, responsável de políticas públicas da Google Portugal.

A tarde acabou preenchida com o último orador, Francisco Sebe, jornalista desportivo do jornal “O Jogo”, que falou sobre a sua vida profissional no mundo desportivo.   

Em entrevista ao Jornal Académico “O Torgador”, Carlos Cardoso, diretor do jornal mostrou-se bastante agradado com o resultado das jornadas, admitindo estar “orgulhoso desta equipa” que, em conjunto, foi capaz de “dinamizar uma atividade: a primeira jornada do jornalismo!”. Acrescentou também que esta “é uma coisa que não existia” e “que faz todo sentido ser o jornal académico a dinamizar”. Disse, ainda, que todos os participantes “têm a oportunidade de debater o jornalismo” e “irão para casa a pensar sobre o futuro do jornalismo”.

A Direção d’O Torgador informa ainda que toda a comida dos coffee breaks, que não foi consumida, foi entregue a instituições de caridade que combatem o desperdício alimentar.

Hélder Fernandes