Maria dos Anjos Pires, docente da UTAD, é a primeira mulher a presidir a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias

Maria dos Anjos Pires, docente da UTAD, é a primeira mulher a presidir a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias

Maria dos Anjos Pires, professora e investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) na área da Histopatologia, foi eleita presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências Veterinárias (SPCV). Esta instituição foi fundada em 1902 pelos 33 primeiros Veterinários Portugueses.

A nova direção da SPCV, além de ter, pela primeira vez, uma mulher como Presidente, é composta por elementos de várias instituições do país e de diferentes atividades, maioritariamente das ciências veterinárias e uma delas não-veterinária. Os novos órgãos diretivos são constituídos pela Assembleia Geral; com o presidente, Daniel Murta; o vice-presidente, Carlos Godinho; e, como secretário, Maria Leonor Orge. Já a direção, presidida por Maria dos Anjos Pires, tem, como vice-presidente, Rita Payan-Carreira, como Bibliotecário, João Requicha, como Tesoureiro, Jorge Correia, e, como o Secretário, Alexandre Trindade. O Conselho Fiscal tem, como presidente, Rui Pedro Faísca, como relator, Irina Amorim, e, como vogal, Helena Vala Correia.

A nova presidente, Maria dos Anjos Pires, disse que serão feitas “atividades de divulgação da SPCV e seminários com diferentes profissionais das Ciências Veterinárias, assim como promover a entrega dos prémios da SPCV aos melhores alunos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária das diferentes instituições de ensino de Medicina Veterinária do país, atribuição tradicional, e com várias décadas de existência, mas que sofreu uma interrupção devido à recente pandemia”.

A instituição, que é uma das mais antigas Sociedades Científicas com atividade ininterrupta, apresenta, em 2022, a primeira mulher como sua presidente. Os seus objetivos passam por desenvolver as ciências veterinárias e a cultura científica.

Diogo Linhares

Imagem: Direitos reservados