Debate entre Iniciativa Liberal e o Livre

Debate entre Iniciativa Liberal e o Livre

No dia 12 de janeiro, Cotrim figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, e Rui Tavares, presidente do Livre, estiveram frente a frente para um novo debate que decorreu na SIC Notícias.

O tema inicial foi o crescimento económico e para o líder do Livre: “O nosso programa oferece um novo modelo de desenvolvimento para o país”. Rui Tavares referiu ainda a importância de se investir em micro empreendedores e trabalhadores independentes: “Queremos um país mais próspero. Aqueles que têm sonhos, que têm projetos, que lhes sejam dadas asas para dar dinamismo à nossa sociedade”.

Em relação ao tema da emergência climática, João Cotrim referiu que “a verdadeira emergência é a emergência da estagnação, a emergência dos salários baixos”. Foi abordada a pergunta sobre se a economia poderá crescer dando resposta à emergência climática à qual o líder da IL afirma que “só fazendo a economia crescer é que é possível dar respostas às necessidades de correção dos desequilíbrios ambientais (…) A transição climática é cara e os processos de descarbonização são caros, são precisos recursos”. Em resposta, Rui Tavares refere que “se o ritmo da mudança nos últimos 15 anos já foi o que foi é natural que as pessoas estejam assustadas, que às vezes se refugiem em explicações simplistas e nos próximos 15 anos a mudança vai ser ainda mais acelerada”, acrescentado que Portugal tem duas opções: “ou queremos uma economia que funcione para todos ou aceitamos uma economia que funcione só para alguns”.

Cotrim Figueiredo, em relação ao rendimento básico incondicional, afirmou que este só pode “ser básico ou condicional”, justificando-se com um exemplo de que 500€ por mês para cada português dava para “Salvar 20 TAP´s por ano” referindo ainda: “Portugal não é um país para fazer testes. Se o livre gosta de ter um programa de testes, nós gostamos de ter um com medidas testadas”.

As próximas legislativas decorrerão a 30 de janeiro.

Milene Barros