UTAD relembra Miguel Torga num evento em sua memória

UTAD relembra Miguel Torga num evento em sua memória

Irá decorrer, na UTAD, um evento com o objetivo de celebrar e relembrar Miguel Torga, na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, data em que fazem 27 anos da sua morte. Este evento realizar-se-á na Aula Magna da universidade e visa reconhecer e recordar a importância e magnitude do poeta, romancista e contista transmontano.

O evento “Celebrar a Memória de Miguel Torga” é organizado pela Pró-Reitoria para a Cultura, Comunicação e Imagem da UTAD, em colaboração com a Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD, a Academia de Letras de Trás-os-Montes, a Câmara Municipal de Sabrosa e o Espaço Miguel Torga. Além disso, contará com a presença da Doutora Helena Lapa, presidente da Câmara Municipal de Sabrosa; Professora Maria Luísa de Castro Fernandes, representante da DLAC-UTAD; Professora Assunção Monteiro, catedrática aposentada da UTAD; Doutora Assunção Anes, presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes; e Doutor João Ribeiro da Silva, representante da DRCN.

A sessão de abertura tem início às 10h30, às 10h50 começa a Mesa Redonda da palestra e, às 11h50, encerrar-se-á o evento. O objetivo principal passa por realçar a importância de Miguel Torga para a cultura portuguesa e mostrar que são necessários melhores e mais aprofundados estudos sobre o mesmo, especialmente em obras como Bichos, Contos da Montanha, Novos Contos da Montanha, Vindima e A Criação do Mundo, onde é evidente a sua ligação com a região transmontana.

Miguel Torga nasceu a 12 de agosto de 1907, no concelho de Sabrosa, e é recordado com carinho e respeito, tanto pelos transmontanos, como por todos os amantes de literatura.

Diogo Linhares

Imagem: UTAD