“O acontecimento”: uma luta pelo aborto

“O acontecimento”: uma luta pelo aborto

Estreou, no dia 6, o filme “O Acontecimento”, premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2021. “O Acontecimento” é um filme francês que aborda temas importantes na sociedade, nomeadamente o Aborto clandestino e as liberdades individuais.

O filme passa-se nos anos 60, e segue o quotidiano de jovens estudantes, que para além de se dedicarem à sua vida académica, tentam aproveitar os prazeres que a vida oferece, numa altura em que a comunidade mantinha uma mentalidade mais fechada. A estória centra-se numa jovem que acaba por engravidar e que decide que quer interromper a gravidez, porém durante o processo enfrenta uma sociedade que se mantinha contra esta escolha.

Esta narrativa apresenta-nos conceitos interessantes e coloca em discussão temas como leis que penalizam o aborto, gravidez involuntária, o aborto clandestino, as consequências deste e o desespero para o conseguir.  Para além disto, permite acompanhar todo o percurso da personagem, desde os movimentos, expressões, emoções ao corpo, demonstrado sem qualquer pudor ou tabu, causando alguma perturbação e choque no espectador.

A meu ver, este filme demonstra de forma realista a falta de liberdade da mulher no passado e o controlo que pairava sobre os corpos e as mentes femininas, enraizado a um sistema baseado em valores que as sociedades consideravam eticamente corretos.  

Atualmente, a mulher quando decide seguir pelo caminho do aborto, ainda sente algum preconceito, sendo que podemos considerar que ainda hoje existe a necessidade de se explicar e justificar os direitos sobre o corpo.

O filme “O Acontecimento” faz-nos pensar não só sobre o conceito de liberdade e sobre o aborto, como também sobre o que foi a nossa sociedade no passado e os problemas que se mantêm atualmente. A luta contra a discriminação, pelos direitos e pela liberdade da mulher devem estar sempre presentes, de forma que haja sempre o poder de escolha.

Catarina Fernandes