Fórmula 1 | Empate pontual até à ronda final

Fórmula 1 | Empate pontual até à ronda final

No passado domingo, Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prémio da Arábia Saudita, a penúltima prova da temporada. O britânico soma a sua oitava vitória da temporada, com Max Verstappen da Red Bull em 2° lugar, e Valteri Bottas, também da Mercedes, a fechar o pódio, numa corrida cheia de controvérsias.

Ainda na qualificação, Valteri Bottas tornou-se apenas no terceiro piloto da história da Fórmula 1 a alcançar 100 qualificações consecutivas no top 10. Os outros dois pilotos são Ayrton Senna e Alain Prost.

A corrida começou com os dois Mercedes em 1-2, com Verstappen imediatamente atrás, até à volta 10. Mick Schumacher, piloto da Haas, teve um grande acidente e a corrida teve de ser interrompida, com bandeiras vermelhas, para reparações nas barreiras. Esta interrupção permitiu a Verstappen ultrapassar os dois Mercedes e encontrar-se então na primeira colocação.

Reparações acabadas, corrida recomeçada. Verstappen larga mal e perde a primeira posição imediatamente para Hamilton, mas recupera ao passar por cima dos corretores na curva n°1, algo considerado ilegal pela FIA.

Duas curvas depois e corrida novamente interrompida com bandeira vermelha. Um incidente que envolveu 4 carros, que provocou 3 desistências. Os envolvidos foram Charles Leclerc (Ferrari) e Sérgio Perez da (RedBull) que tiveram um ligeiro toque que levou à desistência do piloto mexicano, e Nikita Mazepin (Haas) e George Russel, britânico da Williams. Este foi um toque maior, pois Mazepin entrou pela traseira de Russell.

No segundo recomeço, Max devolveu a posição e a ordem de partida era Ocon, Hamilton, Verstappen. Na aproximação à curva 5, Verstappen já era líder novamente.

Na volta 37, Hamilton tenta ultrapassar o Holandês, que corta a primeira curva e é obrigado a ceder passagem novamente. Verstappen, mais tarde, recebe uma penalização de 5 segundos devido a esta manobra. Devido a uma falta de comunicação por parte da Mercedes, o Britânico não entende que Verstappen está a ceder passagem e os dois colidem, sem sofrerem danos fatais

Na volta 47, a 3 do fim, Lewis Hamilton ascende à primeira posição da corrida, sendo assim o primeiro vencedor de sempre do GP da Arábia Saudita.

Na última volta ainda houve mais uma reviravolta. Na reta final, Valteri Bottas ultrapassa Esteban Ocon para alcançar o terceiro lugar e o pódio, completando assim um 1-3 para a Mercedes. O francês, desolado, da socos no volante do monolugar.

Mesmo depois da corrida acabar, mais uma controvérsia. Max Verstappen recebe uma penalização de 10 segundos por ter abrandado excessivamente, quando colidiu com Hamilton, e recebeu 2 pontos de penalização na sua licença de piloto.

O próximo Grande Prémio, de Abu Dhabi, o último da temporada, será já este fim de semana, sendo a classificação às 13 horas de sábado, e a corrida às 13 horas de domingo, 17 hora local. A última corrida será a decisiva, tanto para o campeonato de pilotos, como para o de construtores.

Texto: Tomás Diniz

Foto: Twitter F1