Youth Academy

Youth Academy

A integração dos mais jovens nas várias iniciativas de Vila Real é algo crucial a apostar. A Youth academy é a responsável por tentar dar este novo passo para os mais novos. A Youth academy integra as áreas da juventude, cultura, ensino superior, empreendedorismo e desporto, cada uma com objetivos a serem cumpridos.

Na área da juventude, pretende-se cativar os jovens a participarem e a terem interesse nas atividades locais. Nesta área, propõe-se a criação de uma pousada da juventude para que os alunos possam estudar, descontrair e, ao mesmo tempo, conviver. É proposto também pela Youth um Conselho Municipal de Juventude para garantir a participação dos mais novos. E ainda, o plano de atividades jovens para abranger temas que cativem a atenção dos diferentes jovens.

 Na área da cultura, é proposto a criação de um cheque cultura, com o objetivo de incentivar os jovens a participarem em programas culturais. E ainda o festival Jovem, com a iniciativa de divulgar as pessoas da região que têm talento.

Na área do ensino superior, existe a iniciativa da reabilitação de edifícios para habitação jovem acessível, de forma a tornar-se mais fácil e acessível para os estudantes. Também é proposto, a biblioteca/zona de estudo no centro da cidade para aumentar as zonas de estudo ou zonas polivalentes (sala de reuniões, videoconferências).

 Na área do empreendedorismo, sugere-se a iniciativa de apoio ao jovem empreendedor, que tem como finalidade apoiar todos os jovens que pretendam criar um negócio e não sabem como fazer. Para este gabinete funcionar de forma exemplar, é necessário estabelecer alguns objetivos a seguir, como, por exemplo:

  • apoiar a criação de negócios;
  • formação e capacitação de empreendedores;
  • desenvolvimento do plano de negócios;
  • consultoria e mentoring durante o 1ºano de atividade;
  • informação sobre incentivos e possibilidades de financiamento.

Na área do desporto, a principal função é incentivar a prática de exercício físico, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas. O objetivo para este programa é o reforço do conselho Municipal de Desporto que pretende ser um órgão consultivo proativo e definir estratégias juntamente com o município de vila real para haver um contacto direto com as associações. Além disso, é necessário haver um plano relacionado com a ética para não se gerar comportamentos inadequados como a xenofobia, violência e racismo e gerar um bom ambiente para todas as pessoas que participam nestas atividades.

Estas são as iniciativas propostas pela Youth Academy para que o município de Vila Real integre os mais novos e os incentive a terem interesse nas atividades da cidade.

Milene Barros