Uma viagem entre o ‘antes’ e o ‘pós-Guerra’ proporcionada pelo cantor Samuel Úria

Uma viagem entre o ‘antes’ e o ‘pós-Guerra’ proporcionada pelo cantor Samuel Úria

Na passada sexta feira, o Teatro de Vila Real acolheu o músico tondelense Samuel Úria e a sua banda para encerrar as atividades musicais agendadas para o mês de maio.

Membro do movimento Flor Caveira, editora discográfica que emergiu nos inícios do século XXI, Samuel Úria vai percorrendo uma carreira que enaltece o seu nome, através de uma discografia marcada muitas vezes por reflexões e desígnios do cantautor beirão.

Os recursos de Samuel são notórios, desde a riqueza lírica das suas canções à utilização de elementos sonoros de diversos estilos musicais. As principais referências artísticas do músico português – Leonard Cohen, Johnny Cash, Bob Dylan, Elvis Presley – assim o caracterizam, num estilo folk rock melancólico com resquícios de punk e gospel.

De volta à cidade transmontana, que o acolheu em 2016 na estreia do seu álbum ‘Carga de Ombro’, o mote foi semelhante e congruente ao que já havia feito no Teatro de Vila Real. Desta vez, apresentou ao público vilarealense grande parte do seu mais recente trabalho ‘Canções do Pós-Guerra’, álbum idealizado e concebido já em período pandémico. Entre canções acústicas e sintetizadas, este ultimo trabalho de estúdio promove uma exortação à vida, às guerras interiores e espirituais de Samuel Úria e linearmente apresenta-se como uma ode aos costumes da sociedade, num todo.

O concerto teve ainda a presença de músicas de outros trabalhos do autor, nomeadamente êxitos como ‘É preciso que eu diminua’ e ‘Lenço Enxuto’ (em colaboração com Manuel Cruz). O jogo de luzes acompanhava a batida da percussão e o cantor não se quis ‘alongar nas palavras’ para poder ‘tocar o máximo’ que conseguisse.

Referir ainda que a sala esteve lotada, consoante os lugares permitidos, levantando-se em agrado geral após o encore de Samuel Úria e da sua respetiva banda.

Ficha técnica:

Guitarra e Voz – Samuel Úria

Guitarra, Harmónio Indiano e backing vocals – David Santos

Baixo e backing vocals – António Quintinho

Teclas, Oboé e Castanholas – Silas Ferreira

 Percussão e Xilofone – Tiago Ramos

Setlist:

1 – Fica Aquém (Canções do Pós-Guerra, 2020)

2 – Tempo Aprazado (Canções do Pós-Guerra, 2020)

3 – Aeromoço (Carga de Ombro, 2016)

4 – Mãos (Marcha Atroz, 2018 EP)

5 – Aos Pós (Canções do Pós-Guerra, 2020)

6 – Guerra e Paz (Canções do Pós-Guerra, 2020)

7 – As traves (Canções do Pós-Guerra, 2020)

8 – Carga de Ombro (Carga de Ombro, 2016)

9 – O Muro (Canções do Pós-Guerra, 2020)

10 – A contenção (Canções do Pós-Guerra, 2020)

11 – Lenço Enxuto (O Grande Medo do Pequeno Mundo, 2013)

12 – É preciso que eu diminua (Carga de Ombro, 2016)

13 – Repressão (Carga de Ombro, 2016)

Encore

14 – Fusão (Marcha Atroz, 2018 EP)

Romeu Mota

Fotografia: Inês Rodrigues