Pessoas Chatas

Pessoas Chatas

As pessoas são chatas. Sempre foram chatas. Mas com o avanço da tecnologia e com a popularidade das Redes Sociais, as pessoas tornaram-se cada vez mais chatas! Toda a gente opina sobre tudo, toda a gente reclama de tudo e mais ninguém pode estar sossegado no seu canto. O mundo tornou-se chato.

Verdade seja dita: a sociedade de hoje anda sempre em rebanho. Quando nos pastos uma ovelha decide tomar a decisão de seguir um certo caminho, imediatamente o resto do rebanho segue-a. Pois bem, com as pessoas acontece o mesmo. Se alguém decide tomar partido de uma dada opinião, ou até mesmo criticar alguém, e a essa pessoa se juntarem mais meia dúzia, mesmo não estando muito certa a ideia, vemos logo uma enchente de gente a partilhar da mesma opinião e a criticar até não poderem mais. Já ninguém pensa por si própria, já ninguém tem opinião, já ninguém pode discordar e ter pontos de vista diferentes. Pessoas que são “canceladas” por tudo e por nada, pessoas que são rebaixadas e humilhadas. E tudo porquê? Porque apesar de supostamente termos liberdade de expressão, parece que a censura e o lápis azul ainda andam por aí. Muito disfarçados (ou não), mas andam….

Se as pessoas em vez de criticarem tudo aquilo que leem ou veem, passassem a estar caladas e sossegadas no seu canto, certamente que estaríamos num mundo muito mais pacífico. Não digo que não possam discordar das opiniões das outras pessoas, longe de mim, apenas que tenham modos e respeito. Saber criticar e opinar é um dom que nem todos têm, nem chegarão a ter…

Marcos Vilaça