António Costa em visita ao campus da UTAD

António Costa em visita ao campus da UTAD

O primeiro ministro português, António Costa, esteve nesta quarta-feira na UTAD, onde discursou numa cerimónia conjunta com Rui Santos, Fontaínhas Fernandes e Filomena Ferreira.

Tal como estava na agenda governamental, António Costa foi recebido nos portões da universidade transmontana pelas 11 horas, fazendo-se acompanhar por Rui Santos – presidente da Câmara Municipal de Vila Real, os conselho reitoral cessante e sucessor e outras entidades.

O primeiro ministro teve a oportunidade de verificar a ciclovia instalada na entrada, bem como os principais projetos em andamento cofinanciados pelo Governo Português ao abrigo dos programas Portugal 2025 e Valorização do Interior.

Na cerimónia realizada em frente ao polo de Geociências, ao ar livre e com distanciamento social, os palestrantes Rui Santos e Fontaínhas Fernandes enalteceram a importância destes programas para o desenvolvimento sustentável da UTAD quer no panorama ambiental, quer no panorama económico e social.

Liliana Ferreira, diretora da Fraunhofer Portugal, salientou a importância do Regia Douro Park e do AICOS, o primeiro centro de investigação em Portugal que apresenta uma cooperação com a região de Trás-Os-Montes.

António Costa mostrou-se empenhado em trabalhar na coesão territorial do interior, ressalvando que os distritos de Vila Real e Bragança devem ser “pontos determinantes” na conexão lusa para com o mercado espanhol, indo ao encontro da tendência europeia de desenvolvimento das regiões fronteiriças.

A conferência findou-se com a assinatura de um protocolo entre a Fraunhofer e a UTAD.

Durante a tarde, ainda houve uma nova sessão realizada na Escola Secundária S. Pedro.

Romeu Mota

Imagem: Luísa Cruz