“The Rest of Us”: Nova websérie independente

“The Rest of Us”: Nova websérie independente

Já está disponível no YouTube a websérie “The Rest of Us”, cujo elenco é constituído por alunos de Teatro e Artes Performativas da UTAD. O projeto, baseado na vida universitária e nas artes, foi realizado pela produtora NotProStudios. O Torgador esteve à conversa com Pedro Ribeiro, um dos fundadores da produtora.

Segundo Pedro Ribeiro, a ideia de realizar a websérie “The Rest of Us”, surgiu quando estava num café com o seu grupo de amigos e aconteceu uma situação desagradável, “ia haver um concerto de uma banda amadora, só que por causa do jogo de futebol, eles disseram à banda que não podiam tocar. Desde aí, nós tivemos a ideia de fazer uma websérie sobre a cultura e a arte nosso país, e como muitas vezes é posta de parte”. As gravações começaram em 2019, e devido à Covid-19, tiveram de parar durante um ano, “depois disso conseguimos gravamos durante mais ou menos meio ano”. O elenco da série é constituído maioritariamente por alunos de Teatro e Artes Performativas da UTAD, dos quais Pedro Ribeiro já tinha contacto anteriormente. 

Uma das maiores dificuldades da produtora foi o facto das gravações terem parado por ser proibida a utilização de locais públicos. O grupo teve de esperar que a quarentena terminasse e mesmo assim, não era possível juntar muitas pessoas do elenco no mesmo espaço, “não podíamos estar a arriscar tanto”. Além disso, a falta de equipamento, principalmente a nível técnico e de som, também foi um problema, pois trata-se de uma produtora pequena com pouco orçamento para o projeto, “tivemos de usar o que tínhamos mais fácil e mais barato… por exemplo em restaurantes e bares, não podíamos ir lá e dizer às pessoas para falar mais baixo, muito menos reservar o restaurante”.

A produtora NotProStudios, foi fundada em 2016, por Pedro Ribeiro e outro colega que desde sempre tiveram “amor ao vídeo”. Falaram com a Junta de Freguesia de Cristelo, em Paredes e tiveram a oportunidade de criar um grupo associativo sem fins lucrativos. A partir daí começaram a fazer pequenas produções para eventos culturais e curtas metragens. Produziram a curta metragem “Carta Nº 4”, propositadamente para os talentos da Fnac, e 3 filmes “Odeio não te odiar”. “Os filmes são baseados numa história real sobre nós e a nossa amizade, das pessoas daqui, principalmente de Paredes”.

De perspetivas para o futuro, o grupo vai parar por algum tempo para conseguir orçamento para o próximo projeto, a segunda temporada de “The Rest of Us”, pois segundo o realizador, a primeira temporada foi a sua melhor produção a nível técnico e de argumento e está a ter críticas muito positivas.

No que toca às redes sociais, a produtora está mais ativa no Instagram e no Youtube, devido ao lançamento da websérie. Todos os sábados têm saído dois episódios, fazendo um total de 10 episódios que constituem a primeira temporada.

Vera Lopes