Toxicidade nas redes socias

Toxicidade nas redes socias

As redes socias são omnipresentes nos dias de hoje na vida de cada um de nós. Passamos o dia inteiro conectados, saltamos do Instagram para o Twitter, depois do Facebook para o Youtube e por aí fora. Na palma das nossas mãos vemos notícias, fotos, vídeos, stories, tudo ao nosso alcance e pessoas com vidas perfeitas, felizes e realizadas. Isto acaba por ter um enorme impacto nas nossas vidas, desejando alcançar assim, os padrões de vida ali mostrados.

Um estudo realizado em 2017 pela Royal Society for Public Health, instituição de saúde pública do Reino Unido, mostrou que as redes sociais são mais viciantes do que álcool e cigarros. O uso exagerado destas plataformas é prejudicial, é preciso ter consciência de que as redes sociais não são o reflexo da realidade, muito pelo contrário, e como todos sabemos há muita hipocrisia por detrás de cada foto e cada vídeo partilhados. É um facto que a nossa sociedade é cada vez mais influenciável, existe uma certa pressão em adotar certos estilos de vida e vestir determinadas roupas só para se sentirem enquadrados nesta realidade.

É claro que as redes sociais preenchem necessidades e delas advém uma serie de vantagens, como a comunicação à distância, facilitando a troca de dados e de informações, tornando o mundo num lugar interativo. Contudo, ao longo dos anos, estas redes mostraram como podem ser prejudiciais à nossa saúde mental. A origem da toxicidade das redes socias começa com a proliferação e estimulação do ódio e da discriminação nas mesmas, as pessoas pensam que podem dar a sua opinião sobretudo porque têm essa liberdade, mas falta-lhes um bocadinho de noção e bom senso ao fazerem certos comentários maldosos.

Efetivamente, todos temos o direito de falar com as redes sociais e a internet e passamos a ter uma voz, mas também é importante pensar antes de o fazer, não esquecendo que somos responsáveis por cada palavra que escrevemos e por cada opinião que emitimos. Vou dar um exemplo, quando entro no Twitter ou no Facebook e, por curiosidade, abro uma publicação mais polémica, quando começo a ler alguns dos comentários fico pasmada com a falta de noção e à vontade com que as pessoas têm para fazer certo tipo de comentários e insultos só porque sim. São opiniões malformadas, coisas ridículas e acredito que só as digam porque estão atrás de um ecrã, estando e sentindo-se protegidas.

Tendo este enorme impacto nas nossas vidas e na nossa saúde mental, há a necessidade de desconectarmos de vez em quando, desligar das redes, largar toda essa toxicidade e rodearmo-nos de quem nos faz bem, aproveitar os momentos. Cabe a cada um de nós refletir sobre o que expomos e a forma como expomos certos assuntos, sobretudo dirigidos a outras pessoas.

Patrícia Silva