O exercício físico tem apenas a finalidade de emagrecer?

O exercício físico tem apenas a finalidade de emagrecer?

Nos tempos que correm há cada vez mais pessoas preocupadas com a sua saúde e a sua aparência física, pelo que os ginásios tornam-se os maiores aliados destas pessoas que procuram seguir uma vida saudável. Contudo, existem muitos estigmas e preconceitos sobre a prática de exercício, o que faz com que a generalidade das pessoas possua uma perceção errada sobre o assunto.

Quando nos referimos ao ginásio, o nosso pensamento remete imediatamente para a perda de peso, no entanto, não é essa a única utilidade dos ginásios, muitas das vezes o objetivo é totalmente o contrário, perder peso com o consequente aumento da massa muscular. Quantas vezes ouvimos dizer “estás tão magrinha/o porque é que vais para o ginásio?”, esta pergunta é inquietante e por vezes frustrante para muitos. Há que entender que fazer exercício é muito mais do que isso, é vida, é saúde, é comer com regra, é ter vitalidade, é melhorar a concentração, é estabilidade, entre outras coisas que ultrapassam a aparência física. Para além disso, é preciso ainda realçar que geralmente, ganhar peso é um processo que envolve muita mais paciência comparativamente ao processo de perda de peso, na medida em que a perda de peso num curto espaço de tempo é notória e o processo contrário tende a ser mais demorado.

A sociedade está sujeita a uma crescente pressão social e por isso mesmo, o exercício acaba por ser o ponto de equilíbrio que necessitamos, tendo em conta que é uma prática que alimenta o corpo e a alma. Enquanto treinamos deixamos os problemas de lado, desgastamos o stress acumulado do dia e saímos mais leves, prontos para enfrentar um novo dia.

Desta forma, há que acabar com os estigmas relacionados com o exercício e pôr fim á ideia de que o ginásio é só para perder peso. Fazer exercício é importante e não tem idade.

Filipa Soares