Voto de Congratulação pela atribuição do “Global Teacher Award 2020” ao Docente José Jorge Teixeira

Voto de Congratulação pela atribuição do “Global Teacher Award 2020” ao Docente José Jorge Teixeira

Deu entrada na passada terça-feira, dia 2 de março, na Assembleia da República, um projeto de voto de congratulação pela atribuição do prémio “Global Teacher Award 2020” ao docente José Jorge Teixeira.

O projeto de voto apresentado por quatro deputados do PS, dois dos quais eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real, Francisco Rocha e Ascenso Simões, prevê a congratulação por parte da Assembleia da República pela “atribuição do prémio ‘Global Teacher Award 2020’ ao professor José Jorge Teixeira, sendo demonstrativo da competência, da qualidade, do profissionalismo e da capacidade de adaptação que os docentes portugueses demonstram, também, em contexto de pandemia”.

O docente, natural de Chaves, apresentou um trabalho prático experimental, adaptado ao contexto pandémico, realizado com a colaboração dos alunos do 10º ano de escolaridade, onde recorreu a calculadoras gráficas e micro-bits, um computador de placa única, utilizado para o ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores, que lhe valeram a presença na fase final deste galardão.

Esta não é a primeira vez que o docente alcança um prémio pelo seu trabalho, em 2019, integrou a lista dos 50 melhores professores do mundo e, em 2018, foi considerado o melhor professor de Portugal ao ser distinguido com o “Global Teacher Prize”, tendo sido agraciado, pelo Município de Chaves, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.

José Jorge da Silva Teixeira é licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e, Mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho. O docente flaviense leciona Físico-Química no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e colabora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no Departamento da Didática da Ciência e Tecnologias.

Carlos Cardoso