Deu entrada na passada terça-feira, dia 2 de março, na Assembleia da República, um projeto de voto de congratulação pela atribuição do prémio “Global Teacher Award 2020” ao docente José Jorge Teixeira.
O projeto de voto apresentado por quatro deputados do PS, dois dos quais eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real, Francisco Rocha e Ascenso Simões, prevê a congratulação por parte da Assembleia da República pela “atribuição do prémio ‘Global Teacher Award 2020’ ao professor José Jorge Teixeira, sendo demonstrativo da competência, da qualidade, do profissionalismo e da capacidade de adaptação que os docentes portugueses demonstram, também, em contexto de pandemia”.
O docente, natural de Chaves, apresentou um trabalho prático experimental, adaptado ao contexto pandémico, realizado com a colaboração dos alunos do 10º ano de escolaridade, onde recorreu a calculadoras gráficas e micro-bits, um computador de placa única, utilizado para o ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores, que lhe valeram a presença na fase final deste galardão.
Esta não é a primeira vez que o docente alcança um prémio pelo seu trabalho, em 2019, integrou a lista dos 50 melhores professores do mundo e, em 2018, foi considerado o melhor professor de Portugal ao ser distinguido com o “Global Teacher Prize”, tendo sido agraciado, pelo Município de Chaves, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.
José Jorge da Silva Teixeira é licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e, Mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho. O docente flaviense leciona Físico-Química no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e colabora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no Departamento da Didática da Ciência e Tecnologias.
Carlos Cardoso