Começou a nova fase de vacinação contra a COVID-19 em Vila Real

Começou a nova fase de vacinação contra a COVID-19 em Vila Real

Esta quinta-feira, iniciou-se a nova fase de vacinação contra a COVID-19, em Vila Real, no Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia. Esta etapa abrange idosos que tenham mais de 80 anos e todas as pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas. Nas próximas oito semanas deverão ser vacinadas 12.890 pessoas de sete municípios.

No Regia Douro Park, em Vila Real, foi instalado um centro de vacinação, após o município ter cedido salas e arcas congeladoras para o devido armazenamento das vacinas. O objetivo da criação do centro de vacinação é evitar aglomerados em centros de saúde, tendo salas de espera e espaços como forma de contribuição para este efeito. 

O facto de o centro de vacinação ser na capital do distrito faz com que haja a deslocação de idosos e doentes a esta cidade. Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, mencionou que o município assegurou o transporte para todos os cidadãos que não tenham acessos para se deslocarem ao centro – “através do contacto com as juntas de freguesia e tentando negociar com o concessionário dos transportes urbanos de Vila Real, criando uma linha para o Regia para aqueles que estejam na cidade”.

Esta sexta-feira, serão vacinadas mais 60 pessoas e “para a próxima semana já serão aquelas que a quantidade de vacinas que recebermos permitir marcar, mas o nosso objetivo foi realmente, uma vez que somos projeto piloto, testar este envio do SNS, verificar as dificuldades, que estes utentes sentiram, para as podermos corrigir”, declarou Gabriel Martins, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Douro I – Marão e Douro Norte.

As vacinas serão distribuídas igualmente pelos concelhos, sendo 44% dirigidas ao município de Vila Real. De acordo com o licenciado Gabriel Martins há habilitação da vacinação, em média, a 250 indivíduos por dia, no Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia.

O responsável pelo ACES do Douro I – Marão e Douro Norte explicou o processo de vacinação, realçando ainda uma parte do papel necessário da equipa médica: “Temos ainda a condicionante de termos que ter uma equipa médica presente, em permanência, para o caso de existirem reações adversas à vacina”.

Segundo Gabriel Martins, o primeiro contacto com as pessoas que serão vacinadas faz-se a partir de uma mensagem escrita por telemóvel (SMS), sendo este “um instrumento de ajuda”, tendo em conta também a parte da marcação da vacina. Porém, esta comunicação pode ainda ser realizada por telefone fixo, carta ou, por exemplo, através de câmaras ou juntas de freguesia. O diretor executivo do ACES do Douro I – Marão e Douro Norte salvaguardou ainda que “a garantia que vamos dar é que ninguém, nestas oito semanas, deixará de ser vacinado por não ter telemóvel, por não usar os SMS, por não responder”.

O distrito de Vila Real registou uma redução de 30 a 40% no número de casos de COVID-19 relativamente à semana passada. O número de internamentos em enfermaria diminui, mas a pressão mantém-se na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Marta Afonso