João Ferreira | Conhece os candidatos às presenciais de 2021

João Ferreira | Conhece os candidatos às presenciais de 2021

Licenciado em Biologia, foi na política que João Manuel Peixoto Ferreira decidiu enveredar na sua carreira profissional. Nasceu a 20 de novembro de 1978 em Lisboa e na capital também tirou o seu diploma, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Já na universidade, ganhou alguma experiência no ramo político, sendo membro da direção da Associação de Estudantes, membro da Assembleia de Representantes do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Diretivo da sua faculdade. Desde outubro de 2013 que é vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa. É membro da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, da qual foi Vice-Presidente entre 2014 e 2019, e membro da Delegação para as Relações com a Palestina do Parlamento Europeu.

Desde junho de 2009 que é deputado do PCP ao Parlamento Europeu. Por fim, na defesa sempre assídua do seu partido, é membro do Comité Central do PCP, da Direção da Organização Regional de Lisboa do PCP e da Direção do Sector Intelectual de Lisboa do PCP.

Com o objetivo de transformar inquietação em luta e converter o dessossego em confiança, a candidatura de João Ferreira tem como propósito defender a juventude e os trabalhadores. Dirige-se aos que sentem que o esforço do seu trabalho não é compensado, às mulheres penalizadas pela desigualdade e discriminação, aos reformados e idosos, às pessoas com deficiência, aos desprotegidos e aos pequenos e médios empresários. No fundo, o político compromete-se a lutar pelos interesses do povo em detrimento dos grandes grupos económicos e financeiros que têm determinado nos aspetos estruturais do país.

O aumento dos salários, particularmente do Salário Mínimo Nacional, a valorização profissional, técnica e cultural dos trabalhadores, a prestação do trabalho em condições de higiene e segurança e o direito ao lazer são alguns aspetos que Ferreira quer melhorar, para além do direito à saúde, à habitação e à educação. Desta forma, o candidato compromete-se a estabelecer uma coesão de todo o território nacional, com a eliminação progressiva das desigualdades económicas e sociais. Segundo o seu discurso de candidatura, pretende estimular a produção agrícola e industrial, assim como apostar na inovação científica e tecnológica.

João Ferreira pretende, por isso, lutar até às últimas consequências pela liberdade e pela democracia.

Vera Lopes