J’accuse enche Teatro de Vila Real

J’accuse enche Teatro de Vila Real

J’accuse: O Oficial e o Espião é filme de drama histórico franco-italiano, dirigido e redigido por Roman Polanski. Apesar de ter sido lançado em 2019, em Portugal só estreou a 30 de janeiro de 2020.

O filme é uma adaptação do romance An Office and a Spy de Robert Harris, que retrata a condenação do capitão Alfred Dreyfus à deportação definitiva do seu país para a Ilha do Diabo, após ser acusado de fornecer documentos secretos da França à Alemanha. Este foi sujeito a uma humilhante cerimónia pública de erradicação do Exército e durante esta observam-se atos populares racistas e uma justiça altamente manipulada.

No decorrer do filme, o comandante promovido a tenente-coronel, Marie-Georges Picquart, descobre o verdadeiro espião da Alemanha, o comandante Ferdinand Walsin Esterhazy. Picquart recusou-se a obdecer aos seus líderes, que queriam encobrir o caso, e mesmo perante as ameaças de pisão não descansa até conseguir que a verdade seja revelada a Dreyfus e este seja libertado e volte às suas origens.

Desde a sua estreia ganhou 12 indicações na cerimónia 45ª Cerimónia do Céser, onde foi premiado três vezes com o prémio “César como melhor figurino”, “César como melhor adaptação” e “Céser como melhor diretor”.

A sala teve lotação completa.

Francisca Rocha

Fotografia: Andreia Rocha