Universidades e Institutos Politécnicos podem fechar

Universidades e Institutos Politécnicos podem fechar

Durante as reuniões entre os partidos políticos com presença parlamentar e o Presidente da República no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa demonstrou a intenção de prolongar o estado de emergência e deu pistas sobre algumas medidas que o Governo tem em mente.

Com o estado de emergência a terminar na próxima segunda-feira, às 23h59, o Governo e o Presidente têm estado a estudar a situação epidemiológica do país, focos de maior contágio e medidas a aplicar. Deste modo, António Costa indentificou as Universidades e os Institutos Politécnicos  como um local eventual de contágio. 

O Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, em declarações à RTP , afirma que esta medida “não resolve a situação ” e que “as instituições de ensino superior são certamente das instituições mais seguras”.
Gonçalo Leite Velho, presidente do principal sindicato do setor, recebe esta medida com “estranheza” e afirma que os professores estão naturalmente preocupados com a saúde pública mas sobretudo com a qualidade do ensino”.

A Assembleia da República irá debater e votar o novo estado de emergência na sexta-feira às 9h, antes de iniciar a discussão do Orçamento de Estado na especialidade.

Eda Gonçalves 

Fotografia : Lusa