Comércio e Restauração de Vila Real recebem verbas do Programa de Natal

Comércio e Restauração de Vila Real recebem verbas do Programa de Natal

A autarquia de Vila Real vai canalizar parte do orçamento das festividades de Natal para apoiar o comércio local, através de um concurso de montras e da distribuição de embalagens de alumínio para o serviço de ‘take-away’ dos restaurantes concelhios.

“Vivemos talvez a maior crise das nossas vidas. Os impactos no âmbito da saúde são conhecidos, mas temos consciência também dos impactos económicos e sociais que decorrerão da diminuição de atividade”, afirmou hoje o presidente do município em conferência de imprensa.

O socialista Rui Santos antecipa que a câmara não pode substituir o Estado central, mas “pode dar sinais”.

“Este ano vamos ter umas festas de Natal e de fim de ano diferentes. Vamos ter iluminação de Natal pública, mas não faremos a tradicional passagem de ano com a fogueira e o arraial e alguma animação de rua que implica aglomeração de pessoas”, referiu o autarca acrescentando ainda que a autarquia vai utilizar o “dinheiro que resulta da poupança dessas atividades e tentar, de forma legal, ajudar o comércio local”.

Vão ser aplicados 19 mil euros na iluminação e cerca de 50 mil euros terão como destino o apoio à economia local. O autarca frisou que “É uma pequena ajuda, uma ajuda simbólica e vamos tentar também direcionar algumas medidas para a restauração”.

O vereador com o pelouro do Turismo e Animação, José Maria Magalhães, explicou que o executivo camarário vai lançar um concurso de montras de Natal, atribuindo 100 euros a cada estabelecimento do comércio local aderente, esperando-se cerca de 250 concorrentes. O concurso decorrerá entre dezembro e janeiro  e os vencedores serão premiados com 500, 300 e 200 euros.

Relativamente à restauração, Nuno Augusto, vereador do Desenvolvimento Económico e Emprego, anunciou a distribuição de mil recipientes de alumínio a cada um dos cerca de 50 restaurantes do concelho para serem usados no serviço de ‘take-away’.

O vereador referiu também que a câmara aprovou um protocolo com os CTT, com o objetivo de ajudar o comércio local no apoio à criação de lojas ‘online’ e dar a possibilidade a 150 empresas de se inscreverem numa plataforma nacional que irá facilitar a venda e a aquisição dos produtos.
Num raio de dez quilómetros de Vila Real as compras poderão ser entregues em duas horas e, em todo o país, em 24 horas.

O município vai ainda manter a isenção de taxas sobre a utilização de esplanadas e a possibilidade dos comerciantes ocuparem mais espaço. Nuno Augusto deixa um apelo dirigido aos habitantes do concelho para que apoiem o comércio local.

Maria Faria

Fotografia: Jéssica Leal