Em tempo de quarentena os romances estão de volta

Em tempo de quarentena os romances estão de volta

Em tempo de quarentena, é altura de irmos à prateleira buscar aqueles livros cheios de pó que há muito não lhe tocávamos. Quem sabe se não é a cura para passar o tempo, entre as aulas e os diversos trabalhos que temos para realizar.

Se a tua biblioteca não tem grande variedade e, tal como eu, só te restam aqueles livros que leste na escola e apenas um ou outro de grande interesse ainda por ler, surge a necessidade de procurar referências. É aí que o Clube do Autor se lembrou de ti.

Esta editora oferece cinco exemplares de romances totalmente gratuitos e dá-te a oportunidade de os leres no conforto do teu sofá.

Para aceder, basta enviar um e-mail para info@clubedoautor.pt e mencionar qual o livro que pretendes receber. As ofertas são as seguintes:

O Corsário Negro, de Emilio Salgari

O Corsário Negro é um temido pirata que navega pelos mares do golfo do México causando o terror por todos os lugares onde passa. Mas, na verdade, trata-se de um fidalgo italiano apostado em vingar a morte dos irmãos às mãos de um duque flamengo.

A Última Noite em Lisboa, de Sérgio Luís de Carvalho

A II Guerra Mundial vai no seu quarto ano. Numa Lisboa pobre, pacata e marialva, apenas os refugiados, as manobras militares da Legião Portuguesa e as filas que se começam a fazer à porta das lojas denunciam a existência de um distante e sangrento conflito. Henrique é um jornalista que trabalha na revista A Esfera, subsidiada pelos serviços secretos nazis, quando conhece a nova vizinha do lado, Charlotte, uma refugiada austríaca, cuja liberdade e antinazismo lhe vão abrir novas perspetivas. Cada vez mais, Henrique sente-se entre dois mundos antagónicos. De dia, trabalha entre convictos nazis; à noite, está com Charlotte e com Maria Carolina.
O que Henrique desconhecia é que os segredos e os mistérios da vida de Charlotte implicariam uma escolha dramática para os seus destinos.

O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Escrito em 1925, O Grande Gatsby simboliza o sonho americano e reflete acerca dos loucos anos vinte do século passado. Por muitos considerado o melhor livro de Scott Fitzgerald, é um romance sobre o amor e o desamor, sobre a maldade e as ambições humanas, sobre triunfos e deslumbramentos, sobre modas e excessos. Sobre ele escreveu Francisco Pinto Balsemão que, no prefácio desta edição, diz tratar-se de «um dos livros que fica, um dos livros da nossa vida, por uma razão simples: é obra de um grande escritor e contém uma boa história». Um clássico da literatura, a incursão viva pelos loucos anos vinte e pela era do jazz, o retrato fiel dos excessos e prazeres de toda uma década. Fitzgerald construiu neste livro uma história que retrata a decadência da sociedade e a impossibilidade do sonho americano, ao mesmo tempo que transmite uma poderosa mensagem de exclusão e fraude, que pressagiou a Grande Depressão dos anos 30.

Romão e Juliana, de Mário Zambujal

Com Romão e Juliana vamos ao reinado de D. João V, ele próprio protagonista de aventuras galantes, ficou célebre a que manteve com Soror Madre Paula Teresa de Almeida, Madre do Convento de Odivelas. De igual liberdade não gozam Romão e Juliana pelo que tentam vencer as barreiras em peripécias sucessivas. Fiel ao seu consagrado estilo narrativo, pleno de imaginação e humor, Mário Zambujal traz-nos uma nova e apaixonante história.

Mariana, Meu Amor, de Margarida Rebelo Pinto

No século XVII, durante a Guerra da Restauração da independência de Portugal, soror Mariana Alcoforado apaixonou-se por um oficial francês. As cartas de amor que lhe escreveu transformaram-se num símbolo da literatura romântica universal. Trezentos anos depois, Alice, uma jornalista, revisita esta história e aprende com Mariana a vencer a tristeza de um amor perdido. Mariana, meu amor é um romance dentro de um romance, uma narrativa a duas vozes de duas mulheres corajosas que, através de vivências quase opostas, conseguiram desafiar o seu destino e alcançar a paz, sem negar os seus sentimentos mais profundos.

(sinopses retiradas do site wook.pt)

Carlos Cardoso