Uns com remontada, outros com derrota pesada

Uns com remontada, outros com derrota pesada

Fim de semana agridoce para as modalidades da equipa da Diogo Cão.

A equipa de futsal saiu vitoriosa para a Taça AF Vila Real na 2ª mão da eliminatória, em casa do CDC Montalegre, onde bateu o adversário por um pesado 2-8. Já a equipa de futebol sofreu uma derrota bastante expressiva em casa frente ao Mondinense (0-6) e deixa assim desperdiçar mais três pontos. Ambos os jogos se realizaram este sábado (dia 22 de Fevereiro) por volta das 15h.

A equipa de futsal entrava na 2ª mão da 2ªeliminatória para a Taça em desvantagem pela derrota por 3-4 em casa frente aos montalegrenses. O comprometimento da equipa em alterar o cenário negro que se avizinhava passava somente pela remontada e pela passagem à próxima fase da competição.

As equipas entraram ambas fortes, sempre com a pressão em alta para chegarem ao golo o mais cedo possível. A primeira grande oportunidade do jogo foi para a Diogo Cão com uma bola no poste. Os visitantes forçaram também o guarda redes do Montalegre a uma defesa apertada aos cinco minutos de jogo.

A vontade era muita e a Diogo Cão acabou mesmo por inaugurar o marcador aos sete minutos, encurtando assim a distância para o ainda sonho que tinha em passar a este desafio. Após o golo reacendeu-se a esperanças dos atletas da equipa visitante, o que fez com que aumentassem em grande escala a pressão sobre o adversário.

O Montalegre parecia adormecido e um tanto “encostado” ao resultado da 1ª mão, o que fez com que a equipa desperdiçasse inúmeras oportunidades de golo durante toda a partida. Esteves (CDC Montalegre) foi o primeiro a criar perigo mas sem a pontaria certa, enquanto que o guardião das redes da Diogo Cão também não facilitou e negou bastantes tentativas de ataque aos Barrosões.

Depois de um momento de azar Carlos Madeira (CDC Montalegre), na tentativa de tirar a bola da zona de perigo, acaba por fazer autogolo (15 minutos) e aumentar para dois golos a vantagem dos visitantes. A Diogo Cão sentia que era o tudo ou nada nesta fase do jogo. Antes da ida para o intervalo ainda houve tempo para ser anulado um golo à equipa da casa, por Tomaz, devido a mão na bola na grande área.

A derrota por 0-2 ao descanso começou a retirar tranquilidade aos atletas de Montalegre que viam a passagem às meias-finais a escapar. Progressivamente foram cometendo grandes erros de defesa, dando espaços mais que suficientes para a Diogo Cão explorar e tirar proveito. A pressão resultou em mais dois golos para a Diogo Cão (aos 24 e 25 minutos respetivamente), o que provocou ainda mais desespero aos Montalegrenses.

A equipa da casa só acerta nas redes do adversário aos 29 minutos e assim chega ao primeiro golo, que já se apresentava tardio dado o cenário. Após o tento, animaram-se os ânimos de que a equipa poderia estar a reagir e os atletas aumentaram bastante a pressão. Novo golo para o Montalegre aos 30 minutos.

Era a altura mais equilibrada do jogo e em que os Barrosões mais acreditavam num rumo vantajoso para a equipa da vila, quando sem ninguém o prever, e com um guarda-redes a avançado, um erro deitou tudo ao ar. De baliza aberta a Diogo Cão não desperdiçou e continuou a trilhar o caminho para a qualificação, já decorria os 33 minutos da partida.

A partir daqui foi o descalabro para os da casa, que sofreram três golos em menos de cinco minutos. A Diogo Cão chegou, venceu e surpreendeu todos os que se fiavam que o Montalegre já tinha as meias na mão. Qualificaram-se com um escandaloso 2-8 em casa do adversário.

A equipa de futebol do clube não teve a mesma sorte e perdeu em casa frente ao segundo classificado da competição por um resultado bastante pesado de 0-6. O jogo já não se previa fácil devido ao adversário desta jornada ser uma das grandes promessas da Divisão de Honra de Vila Real.

Ivan e Eduardo Arada bisaram, Victor Santos e Gabriel selaram o resultado. A Diogo Cão não marcou qualquer golo e saiu do encontro com mais uma derrota para a conta pessoal.

A passar por um momento não muito positivo, a equipa de Nuno Guerra deixa escapar mais três pontos e não escapa à 16ª posição em que se encontra. Decorrida a 22ª jornada, o cenário é bem negro para estes atletas que até então só conseguiram arrecadar uma vitória em todo o campeonato.

Eduarda Fernandes

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)