Portugal e Espanha equilibram na preparação para o Europeu

Portugal e Espanha equilibram na preparação para o Europeu

Os dois jogos de preparação para o europeu feminino de futsal realizaram-se na cidade de Vila Real.

A Seleção Portuguesa e a Seleção Espanhola realizaram, nos dias 14 e 15 de Janeiro, dois jogos de preparação para o Europeu. Os jogos realizaram-se no pavilhão de desportos da cidade transmontana por volta das 19h30.

No primeiro duelo amigável o resultado foi favorável à seleção espanhola (1-4). Com uma grande superioridade ofensiva face à equipa lusitana, as atletas espanholas conseguiram, com grande à facilidade, passar neste primeiro teste para a competição que se avizinha. Este encontro mostrou pouca atitude e agressividade por parte da equipa das quinas, o que permitiu uma grande exploração e avanço ofensivo das espanholas no campo.

O primeiro (e único) golo da seleção das quinas surgiu nos primeiros seis minutos da partida por Janice Silva. Os golos da seleção espanhola foram marcados por Carmen Rincón (11 min), Chiki (18 min) e Noelia Montor (23 min). O quarto golo para a Espanha foi um infeliz auto-golo provocado pela número cinco portuguesa, Ana Gonçalves, numa tentativa falhada de tirar a bola da zona de perigo aos 30 minutos.

No amistoso de quarta-feira (dia 15) o cenário inverteu-se e a equipa portuguesa conseguiu bater a Espanha por cinco bolas a uma. Com maior nível de criatividade e de pressão sobre o adversário, as atletas de Luís Conceição lutaram do início ao fim da partida e deram luta para vingar a amarga derrota do dia anterior.

A Espanha inaugurou o marcador aos três minutos da primeira parte pelo pé de Irene Samper. Pouco tempo depois a seleção portuguesa começou o processo da reviravolta do resultado. A atleta Ana Azevedo bisou no encontro e marcou aos seis e aos 39 minutos; Jenny alargou a vantagem aos oito minutos; Cátia Silva aos 35 e Cátia Morgado aos 38.

A seleção espanhola pressionou bastante nos últimos minutos da partida, na tentativa de diminuir a desvantagem, mas a defesa portuguesa não arredou pé e conseguiu travar todas as tentativas das adversárias com a frieza necessária. De salientar o papel da guarda-redes portuguesa, Ana Catarina, que ainda efetuou duas grandes defesas na partida, impedindo que as atletas treinadas por Clàudia Pons pudessem sonhar em chegar à igualdade.

Os adeptos que se deslocaram ao pavilhão de desportos da cidade deram força à equipa durante toda a partida e ficaram bastante agradados com o resultado obtido neste segundo jogo amigável. A seleção portuguesa ainda vai ter mais jogos de preparação antes do Europeu de 2021, sendo o próximo adversário a Ucrânia com dois jogos marcados para 23 e 24 de Março.

Eduarda Fernandes

Fotografia: O Torgador (Cristiana Mesquita e Francisca Rocha)