Vitória categórica do Vila Real e derrota desinspirada do Abambres

Vitória categórica do Vila Real e derrota desinspirada do Abambres

O SC Vila Real entrou em 2020 com grande exibição, já o Abambres teve uma entrada em falso neste novo ano.

O SC Vila Real venceu neste domingo, no Campo da Forca, o Ginásio Figueirense, por 3-0, em jogo válido pela 16ª jornada do Campeonato de Portugal.

Num duelo de aflitos, que opunha os dois últimos classificados do campeonato, o Bila desde cedo mostrou ter argumentos mais do que suficientes para levar a melhor sobre o seu adversário e não demorou muito a chegar à vantagem no marcador. Aos nove minutos, um grande passe de Zé Pedro libertou Paixão que no frente a frente com o guarda redes não foi egoísta e tocou a bola para Rui Sampaio que apenas precisou de rematar a bola para a baliza deserta.

O conjunto orientado por André David não tirou o pé do acelerador e aos 21’ Rui Sampaio podia ter bisado, não fosse uma grande defesa do guarda redes adversário. O segundo golo acabaria por chegar, logo dois minutos após o aviso. Prince, num momento de inspiração, faz uma grande jogada individual e remata forte para o 2-0.

Ainda antes do intervalo, o número 66 do Ginásio Figueirense é expulso e complica ainda mais o jogo para a equipa forasteira que logo no começo da segunda parte esteve, por duas vezes, perto de sofrer o terceiro golo.

Aos 80 minutos, já com as duas equipas reduzidas a 10 elementos após Prince ter visto o cartão vermelho devido a uma tentativa de desarme violenta, o Vila Real consegue ampliar para 3-0 num ataque rápido pela direita, em que Paixão cruza a bola rasteira para o interior da área para uma boa finalização de Francisco.

O jogo chegou ao fim sem que a equipa do distrito da guarda conseguisse ameaçar a baliza alvinegra que, com esta vitória avassaladora, continua a fazer os seus adeptos acreditar que a manutenção ainda é possível.

O SC Vila Real tem agora duas deslocações difíceis consecutivas, aos terrenos do Leça e do Castro d’Aire, onde é importante pontuar para manter a esperança.

À mesma hora, o Abambres recebia o Vila Pouca, em jogo da Divisão de Honra da AFVR na tentativa de continuar a sua sequência de bons resultados.

Uma primeira parte desinspirada, aliada à falta de sorte, que levou o Abambres a fazer duas substituições por lesão, resulta num domínio completo do jogo por parte do Vila Pouca e consequentemente num 2-0 favorável à equipa visitante no fim dos primeiros 45 minutos.

Após o descanso, a equipa do Abambres continuou sem mostrar sinais de que podia reverter o resultado e os visitantes acabaram mesmo por fazer o terceiro golo. A equipa da cidade de Vila Real reagiu e logo na jogada seguinte reduziu para 3-1, por intermédio do extremo Rúben Ferreira, mas foi incapaz de fazer o segundo golo e de pôr em causa a vitória adversária.

O Abambres volta a conhecer o sabor da derrota, quase dois meses depois mas tem já no próximo fim de semana uma grande oportunidade para se reencontrar com as vitórias na deslocação ao terreno do Constantim, penúltimo classificado do campeonato.

João Magalhães

Fotografia: O Torgador (Inês Venâncio)