Enquanto o Bila afunda, o Abambres cresce

Enquanto o Bila afunda, o Abambres cresce

O Vila Real deixou o Trofense virar o resultado. Já o Fontelas lutou pelo resultado, mas o Abambres continuou superior.

No passado domingo, pelas 15h, o SC Vila Real perdeu, por 3-1, no Complexo Desportivo Monte da Forca frente ao CD Trofense, num jogo a contar para a 12º jornada do Campeonato de Portugal, série B. Por outro lado, à mesma hora, o Abambres SC foi ao Campo Dr. Rui Machado vencer o FC Fontelas por 2-1, para a Divisão de Honra AFVR.

Numa tarde recheada de futebol, o Bila entrou em campo com a intenção de roubar três pontos ao Trofense. Um golo da equipa da casa, logo ao primeiro minuto de jogo, foi anulado devido a fora de jogo e deu a motivação para um novo golo na jogada seguinte. Num golo olímpico, aos três minutos de jogo, Zé Pedro meteu a bola no fundo das redes após um canto direto. Após o golo, o jogo foi muito dividido entre as equipas, com um certo domínio do Trofense no final da 1ª parte.

Nos segundos 45, a história repetia-se com os alvinegros cada vez mais encostados às cordas. Ao minuto 83, os visitantes acabaram por chegar ao golo: depois de um canto que gerou muita confusão na área contrária, Moreno atirou para a contagem. O golo desorientou a equipa e ao minuto 90 deu-se a reviravolta no marcador quando, através de um livre perto da área, Hélder, recém-entrado, finalizou de maneira magistral colocando a bola no ângulo, sem hipótese para Nuno Fernandes. O resultado ficou sentenciado aos 90+3 quando, Niang, depois de uma má saída do guarda-redes, finalizou com a baliza aberta.

Este resultado, afunda ainda mais o Vila Real na classificação, que conta com oito jogos a perder e na última posição do campeonato. Por outro lado, com esta vitória, o Trofense saiu dos lugares de descida.

Na conferência de imprensa, António Barbosa, treinador do Trofense, deu todo o mérito aos jogadores e à dedicação que colocaram em campo. Já André David, treinador dos transmontanos, declarou que a falta de maturidade e as opções táticas crucificaram o resultado. (Nota para as más condições do relvado que condicionou o jogo).

Na outra partida, o Abambres esteve por cima do jogo com um golo de Hélio no primeiro quarto de hora. O Fontelas empatou a partida aos 30 minutos da primeira parte por Jokito. Num jogo sem grande história, ambas as equipas anularam a tática uma da outra, com poucas oportunidades de golo durante a partida. O Abambres deu a volta ao resultado a faltar 10 minutos para o apito final por Tiago Pinto conseguindo, assim, mais três pontos importantes.

Ricardo Rafael Silva

Fotografia: O Torgador (Cristiana Mesquita/João Gomes)