IV Jornadas de Economia contaram com perspetivas de ex-alunos da UTAD

Durante os dias 26 e 27 de março decorreram as IV Jornadas de Economia, no Auditório Florestal, organizadas pelo Núcleo de Alunos de Economia.

A cerimónia de abertura contou com as presenças do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Prof. Dr. António Fontainhas Fernandes, do Presidente da Escola de Ciências Humanas e Sociais, Prof. Dr. Manuel Luís Tibério, da Diretora do Curso de Economia, Prof. Lina Lourenço, do Presidente da Associação Académica da UTAD, José Pinheiro, e da Presidente do NAEC, Marta Carneiro.
No primeiro dia estiveram presentes Florbela Oliveira, economista licenciada na UTAD, especializada em análise de risco financeiro, e Bruno Rocha, produtor de eventos, tais como Mimo Amarante, Bons Sons, Criatek e coordenador técnico do projecto 23 Milhas em Ílhavo. Ainda na parte da manhã, Ana Monteiro e Margarida Simões orientaram o workshop “Mobing/Assédio Moral no Trabalho”, onde se abordaram diferentes perspetivas e exemplos práticos desta prática com consequências nefastas tanto para as vítimas como para as empresas.
Já depois de almoço, assistiu-se a um Momento Musical proporcionado por dois estudantes de Economia, Inês Cabral e João Fernandes, de forma a antecipar as “talks” de Paulo Costa, da VidaEdu, empresa especializada em experiências educativas no estrangeiro, de Paula Borges, da APRICEM, uma associação que tem na sua génese a Promoção de Inteligência e Competências Emocionais e desenvolvedora da plataforma Skills Jovem. Ainda antes do fim do dia, assistiu-se à rúbrica “E passados 20 anos…”, em que Ana João Sampaio, Vítor Braga e Carlos Marinho falaram do seu percurso desde que terminaram a licenciatura de Economia da UTAD, enquanto três dos primeiros licenciados do curso, até à atualidade.
O segundo dia iniciou-se com um debate subentendido ao tema “Economia e Política: Passado, Presente e Futuro” e moderado pela Prof. Teresa Sequeira, onde estiveram presentes Amarílis Felizes, da parte dos Jovens do Bloco, Ricardo Brites, da parte da Juventude Comunista Portuguesa, Rui Loureiro, da parte da Juventude Popular, e Tiago Monteiro, da parte da Juventude Socialista.
Depois de almoço, foi apresentada a U.DREAM, enquanto projeto que visa a transformação de estudantes em agentes de mudança/líderes sociais, a empresa Bessa Design, enquanto empresa que recupera técnicas de produção artesanal para peças únicas pretendidas por clientes exclusivos. Antes da sessão de encerramento, Paulo Costa falou um pouco sobre a sua experiência desde a criação da primeira Padaria Low Cost de Portugal até ao presente, em que se dedica à consultoria e ao apoio de vários projetos, entre eles a Box Burger.

Rui Loureiro