Jornada negra para as equipas transmontanas

A 28.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal ficou marcada pelas derrotas das três equipas de Trás-os-Montes (Montalegre, Pedras Salgadas e Chaves Satélite).

O Pedras Salgadas visitou a casa do Mirandela, uma deslocação geograficamente fácil, mas que se revelou difícil em termos desportivos.

O único tento da partida surgiu logo na primeira parte, aos 26 minutos. Carlos Eduardo, marca de cabeça o golo que mais tarde viria dar a vitória à sua equipa.

Contudo, foi o Pedras Salgadas quem dominou a maior parte do jogo e criou mais oportunidades, pecando na finalização. Neste aspeto a equipa da casa esteve exímia, pois só criou dois lances flagrantes de golo e chegou para levarem os três pontos.

Na outra deslocação, o Chaves Satélite foi ao estádio do Fafe perder por duas bolas a uma. Os golos surgiram somente na segunda metade do jogo e foi a equipa da casa quem abriu as hostilidades, nomeadamente, o melhor marcador do campeonato, o avançado Joel Silva, ao minuto 57.

A resposta dos visitantes demorou 13 minutos, e é através da marca de grande penalidade que a jovem promessa Mika Borges estabelece a igualdade na partida.

Porém, Pedro Teixeira tinha a solução no banco, aos 71’ entra Ferrinho para o lugar do capitão Tiago Nogueira, e o veterano avançado português voltou a colocar a sua equipa à frente do marcador, dando-lhes mesmo a vitória.

A turma de Carlos Guerra aumentou assim para três o número de jogos sem pontuar.

Por fim, o Montalegre recebeu o atual líder do campeonato, Vizela. Adivinhava-se um jogo difícil e acabou sem surpresas, 1-2 para o Vizela.

A equipa visitante adiantou-se no marcador logo na primeira parte, pelo pé de Zé Valente, aos 37 minutos. O 0-2 só apareceu na segunda metade, decorria o minuto 76, quando Leandro Borges marcou.

O jogo já se aproximava do fim, quando surgiu a resposta do clube da casa, Lio (86’), fechava o resultado e não conseguia evitar a derrota da sua equipa no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira.

Com o encerramento da jornada, o Chaves Satélite e o Montalegre mantiveram as suas classificações e o Pedras Salgadas desceu para o 10.º lugar.

Flávio Fernandes