A VII EDIÇÃO DO “REAL ACADEMICVS”

A VII EDIÇÃO DO “REAL ACADEMICVS”

As serenatas no dia 15, o espetáculo no dia seguinte e o almoço no terceiro e último dia fizeram, mais uma vez, aquele que é o Festival de Tunas Mistas de Vila Real.

Organizado pela TAUTAD – Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a sétima edição do “Real Academicvs” contou com o Coro de Câmara da UTAD para a abertura do espetáculo no Teatro. Seguiram-se as quatro tunas a concurso, uma da cidade vizinha, Viseu, outra da capital, Lisboa, e duas de Coimbra.

Depois dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, no ano passado, e de outras instituições ajudadas por este festival ao longo dos anos, 2019 foi a vez da ProAnimal, para a qual reverteu 10% da bilheteira.

O Festival da Canção foi o tema do espetáculo e foram vários os momentos que, inspirados na rubrica “Pressão no Ar” do programa “5 Para a Meia Noite”, recordaram músicas e intérpretes que marcaram o panorama musical nacional e este certame eurovisivo.

Os agradecimentos a todos os intervenientes do Festival, nos quais se incluem todos os apoios e patrocinadores, definidos como grandes pilares para a concretização deste evento, não faltaram, assim como aos convidados, o Coro de Câmara da UTAD, ao público presente e à madrinha da TAUTAD, Isabel Espírito Santo.

No que respeita à entrega de prémios, a Tuna Médica de Lisboa destaca-se, tendo arrecadado os prémios de Melhor Serenata, Melhor Adaptação, Melhor Original, Melhor Instrumental, Tuna + Tema e ainda Melhor Tuna. Segue-se a Virituna, classificada com a Melhor Pandeireta, Tuna do Público, Melhor passe-calles e Tuna + Traçadinho. O prémio de Melhor Porta-Estandarte foi atribuído à Tu Na D’Estes, assim como o de Tuna + Tuna. Por fim, o prémio de Melhor Solista pertenceu à Desconcertuna.

Hugo Garrido

Fotografias: O Torgador (Alexandre Pires)