A estadia vertiginosa do sol e o derrube da tempestade

A 27.ª jornada potenciou a deslocação do São Martinho a Chaves e um duelo transmontano, que opôs a formação do Pedras Salgadas à do CDC Montalegre.

A equipa barrosã, no reduto adversário, inaugurou o marcador à passagem do minuto 20 e ampliou a vantagem cinco minutos volvidos, ao leme do bis de Rogério Pinto. Como reação à desvantagem, os flavienses beneficiaram de uma grande penalidade postumamente sofrida, porém não a concretizam, dirigindo-se para o intervalo a perder por 0-2. Contudo, no recomeço da partida, o sol raiou e encorajou a turma liderada por Ricardo Macedo Silva e, nos 15 minutos derradeiros, igualou o prejuízo de que padecera outrora. Deste modo, a muralha pontual dita quatro pontos sendo o seu cimo (oitava posição) ocupado pelo CDC Montalegre.

Em Chaves, o cenário assumiu contornos negativos e, ao contrário do sol raiar, o vendaval estendeu-se no seio das quatro linhas. O São Martinho deslocou-se a Trás-os-Montes e triunfou por 0-2, afirmando a superioridade e vincando o estatuto de favorito no acesso ao play-off.

Os flavienses estão agrilhoados a duas derrotas consecutivas somando a nona na competição, vítimas de 38 tentos certeiros. Deste modo, a formação satélite distancia-se do Mirandela, líder do sexto posto, juntando-se às equipas pertencentes à mesma região.

Romão Rodrigues