Uma mão cheia não chegou no Monte da Forca

Uma mão cheia não chegou no Monte da Forca

Este domingo, o Vila Real recebeu e bateu o Fontelas no seu reduto, em jogo representativo da 24.ª jornada da Divisão de Honra.

O Vila Real apostou numa rotação no seu plantel, também um pouco obrigado por culpa das lesões maioritariamente no sector defensivo. Na baliza, Nuno Fernandes estreou-se na competição com a camisola dos “Lobos do Marão”, sendo que a única vez que o tinha feito foi na quarta eliminatória da Taça, frente ao Abambres.

Como já tem vindo a ser habitual a equipa caseira entra forte e chega cedo à frente do marcador, onde após uma perda de bola à entrada da sua área o Fontelas permitiu ao ponta de lança, Diogo Paixão, cabecear para o fundo das redes. Já ao minuto 11 é a vez de Zé Diogo dilatar a vantagem alvinegra com um cruzamento que inesperadamente acabaria dentro da baliza adversária.

Sem tempo para respirar, o Bila e a sua pressão alta no minuto seguinte conquistam um canto, onde Zé Diogo de canto direto faz o 3-0, segundo na conta pessoal do lateral. O jogo prosseguia e os visitantes pouco conseguiam fazer para impedir o Vila Real de chegar com perigo à sua baliza e é no minuto 20 que Gonçalo Teixeira “varre” João Padi dentro da área e este vê a cartolina amarela seguida de uma grande penalidade contra a sua equipa. Raúl Babo é chamado à conversão, mas facilita e possibilita a defesa para canto de Nuno Buffon.

A equipa caseira continuava a dominar a partida e tanto Paixão, aos 25 minutos, como Rui Sampaio, aos 30, ficam muito perto de fazer abanar uma vez mais as redes adversárias, mas o guarda-redes fazia o que podia para evitar males maiores. Entretanto Hélder Ferreira vê-se forçado a retirar de campo Gonçalo Teixeira que, queixoso. não apresentava condições para continuar a partida, entrando para seu lugar João Teixeira. Ainda na compensação da primeira parte houve tempo para mais um tento da turma de Patrick Canto, novamente Diogo Paixão assinava o golo da equipa caseira, desta vez assistido por Rui Sampaio que, com um passe rasteiro, colocou o colega em posição privilegiada.

A segunda parte inicia-se com uma nova cara em campo na formação alvinegra, Zé Diogo dá o lugar a Gil. O Bila volta a dominar e a entrar forte, ficando Diogo Paixão muito perto do hat-trick, mas a defensiva corta a bola em cima da linha de golo. Contudo, poucos minutos depois nada pôde fazer a formação forasteira para travar Rui Sampaio que, após uma ótima receção orientada, bate o guarda-redes com uma bola entre as pernas do mesmo. O jogo revelava-se extremamente desgastante para a ofensiva caseira e Patrick Canto decide refrescar este sector, com a entrada de Eduardo para o lugar de Diogo Paixão.

A partida mantém o mesmo ritmo que até ao momento levava, com um autêntico domínio alvinegro, mas o sexto golo surge apenas ao minuto 82 numa sequência de canto onde Dioguinho consegue colocar a bola no fundo das redes. Apesar dos protestos dos jogadores que se queixavam de uma falta ofensiva o árbitro valida o golo. Tempo ainda de Patrick Canto estrear o júnior de 17 anos, Diogo Carvalho que entra para o lugar de Henrique Azevedo. Já no tempo de compensação, num lance duvidoso, a equipa de Fontelas fica a pedir uma grande penalidade, mas o jogo é mandado seguir e na sequência do lance, Gil assiste Eduardo que faz o resultado final de 7-0.

Conferência de imprensa

Hélder Ferreira, treinador do Fontelas defrontou um “Vila Real ganhador” e lamentou que a equipa tenha entrado “apática e com receio de ter bola”. O mesmo assumiu ainda que a equipa quebrou psicologicamente após o 3.º golo, mas não baixa a cabeça e fala num “grupo unido que está a fazer o Fontelas crescer aos poucos”.

Por sua vez, Patrick Canto destaca a clara superioridade da sua equipa, mas não deixa de fazer as críticas à falta de eficácia que têm vindo já a se tornarem habituais: “Foram 7, mas podiam ter sido mais”. Lamentou ainda as lesões que forçaram alterações fora dos seus planos. Felicita ainda Carvalho, referindo que é um “excelente jogador, excelente menino” que deve servir de exemplo e inspiração para as camadas jovens do clube, pois “a formação é o futuro do clube”.

Abambres vacila na deslocação a Mondim de Basto

A equipa orientada por José Gomes não foi além do empate a uma bola em casa do Atei, onde num jogo equilibrado as equipas acabariam por anular-se mutuamente. Tiago Pinto e Rafa são os autores dos golos do Abambres e da formação caseira, respetivamente.

Apesar do resultado, o Abambres sobe à sétima posição devido à derrota do Vila Pouca frente à Régua, colocando sétimo e oitavo classificados ambos com 39 pontos, separados apenas pela vantagem no confronto direto, onde o Abambres venceu por 3-0 o Vila Pouca, em Vila Pouca de Aguiar. Já o Atei, com este resultado, desce até ao lugar na tabela amealhando até ao momento 34 pontos.

Luís Câmara

Imagens: André Cardoso