Casa cheia para receber a estreia de “O Calhau”

Casa cheia para receber a estreia de “O Calhau”

Foi no passado dia 7 deste mês que o Teatro de Vila Real recebeu a estreia absoluta da peça “O Calhau”. Ricardo Ferreira de Almeida, Angel Frágua e Tiago Pires foram os encarregados por divertir o auditório.

Com o passar das 21h30 da última quinta-feira, a sala praticamente cheia do Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real recebia com aplausos a entrada dos atores em palco. Esta comédia transportou-nos de volta aos tempos do Império romano, mas não faltaram as diversas referências aos tempos de hoje, desde o Brexit e passando também por Marcelo Rebelo de Sousa e Cristina Ferreira.
O enredo começa com um camponês que, viajou de Panóias a Roma e, precisa de ajuda para conquistar a mulher da sua vida, Lucrécia. Para isso, pede ajuda a um amigo, Caius, que apenas se interessa com as suas próprias ambições. Perante esta problemática inicial, a história desenrola-se de formas inesperadas que vão garantir incansáveis risadas ao público.
Relembrando que esta peça foi realizada no âmbito de um protocolo estabelecido entre o Teatro de Vila Real e a Direção Regional da Cultura do Norte, Tiago Pires, que interpreta Caius, referiu que iniciativas deste género “são importantes e são uma forma de aproximar os projetos culturais”. No entanto, o mesmo argumenta que “estes projetos deviam ser mais sistemáticos, de forma a dar-lhes continuidade”.
Para aqueles que não tiveram oportunidade de ver a encenação na primeira data, a mesma foi reproduzida, novamente no dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, também no Teatro de Vila Real.

Afonso Leite

Fotografia: O Torgador (Francisca Coelho)