Para além do 13, também 20 não é amuleto

Para além do 13, também 20 não é amuleto

A jornada 20 do Campeonato de Portugal, para as equipas de Trás-os-Montes, foi madrasta e traiçoeira.

Em Montalegre, a equipa local, CDC Montalegre, parece não ter (ainda) encontrado o antídoto para vencer dentro de portas, facto que não se observa desde 25 de novembro de 2018, num encontro diante do Águeda a contar para a Taça de Portugal, que culminou num 1-0. Além disto, a vitória forasteira no terreno do Mirandês, por 1-2, parece não ter sido mote necessário para voltar a vencer. Hoje, diante do Torcatense, a equipa não possuiu argumentos para desfazer o nulo final, resultado que fixou o Montalegre ao oitavo lugar da tabela classificativa.

Tarefa mais complicada antevia-se no terreno do Pedras Salgadas que defrontou o atual segundo classificado, Trofense. A equipa transmontana, que na terceira jornada se deslocou e venceu o encontro pela margem mínima (1-2), não conseguiu dar novamente boa réplica frente a um dos candidatos aos play-offs de acesso à Liga Ledman Pro. O único golo da partida surgiu ao minuto 87, por intermédio de Leandro Albano, sendo que a turma da Trofa estava reduzida a dez unidades por expulsão de Duarte ao minuto quatro. Atualmente, o Pedras Salgadas ocupa a 11.ª posição com a vantagem de quatro (preciosos) pontos relativamente aos lugares de despromoção.

Contudo, e apesar do dia solarengo, a tempestade ocorreu em Vizela. Depois dos triunfos diante de AD Oliveirense e Merelinense, por 2-3 e 4-0, respetivamente, o Chaves B saiu do terreno do líder do Campeonato de Portugal vergado por um portentoso 4-1 sem contestação. O FC Vizela inaugurou o marcador aos 13 minutos por intermédio de Leandro Souza que acabou por bisar aos 26, dois minutos após Rafael Viegas ter feito o 2-0 e ampliado a vantagem; Zé Valente apontou o 4-0 após conversão do castigo máximo e Aliu Ronaldo, em cima do fecho da partida, marcou o tento de honra para os transmontanos que jogavam desde o minuto 77 em inferioridade numérica por expulsão de Pedro Pedroso. Deste modo, os flavienses são donos da sétima posição da tabela classificativa, somando oito vitórias, seis empates e cinco derrotas.

Romão Rodrigues

Fotografia: FPF