Mercado de inverno “quente” para o GD Chaves

Mercado de inverno “quente” para o GD Chaves

O mercado de transferências de inverno em Portugal, encerrou nesta sexta-feira. O que parecia ser uma janela de transferências atípica no que toca a movimentações de jogadores, acabou por mover milhões na reta final, sobretudo nos três grandes portugueses. Mas foquemo-nos para cá do Marão!

O GD Chaves está longe de realizar uma boa campanha nesta edição da Liga NOS. No início da época, com a saída de Luís Castro e entrada de Daniel Ramos, os flavienses ressentiram a mudança e, desde então, são presença assídua nos últimos lugares da tabela.

Com a entrada de Tiago Fernandes em dezembro e o mercado de inverno em janeiro, esta poderia ser a nova vida e segunda oportunidade essencial para o que ainda faltava jogar do campeonato. Contudo, a entrada do novo treinador não inverteu a onda negativa de resultados e a saída de elementos preponderantes no onze, antecipava o pior.

A saída do médio defensivo Stephen Eustáquio, para o Cruz Azul, e do defesa central Marcão, para o Galatasaray, deixou o plantel de Tiago Fernandes com lacunas difíceis de substituir. No entanto, os transmontanos arrecadaram com os dois jogadores uns impressionantes 7,5 milhões de euros (Valores TransferMarkt). Um valor raro para uma “equipa pequena”.

Também Avto e Filipe Brigues receberam ordem de saída, mas estes dois a custo zero, para o Nacional e Olhanense, respetivamente. Por sua vez, Perdigão trocou os flavienses pelos axadrezados do Boavista por valores desconhecidos.

No sentido inverso chegaram a Trás-os-Montes o central Campi dos Estudiantes, o extremo-esquerdo Rúben Macedo do FC Porto B e o segundo avançado Luther Singh do Braga B, todos eles cedidos por empréstimo. Por sua vez, Calasan, Erdem Sen e Costinha chegaram a título definitivo, mas só foram revelados os valores da transferência deste último, sendo que o ex-sadino, custou 150 mil euros aos cofres do GD Chaves.

Apesar de não ter chegado nenhum nome “sonante” para a realidade financeira dos transmontanos, a verdade é que o GD Chaves só perdeu uma vez em janeiro e frente ao FC Porto.

É de salientar que, ainda em janeiro, os flavienses venceram o CD Tondela com um golo de Luther Singh, com assistência de Rúben Macedo, ambos reforços. E não só! Na última jornada, o recém-chegado Costinha, deu os três pontos ao GD Chaves na deslocação a Portimão e retirou a equipa do último lugar, posição que ocupavam há dez jornadas!

Esperemos que este bom momento de forma seja para continuar, que a chegada destes reforços continue a ter influência positiva nos “Valentes Transmontanos” e que seja suficiente para evitar a descida ao escalão inferior.

Nelson Mota
Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)