Flavienses quebram maldição em Portimão

Flavienses quebram maldição em Portimão

A visita do GD Chaves à casa do Portimonense, nesta que foi a 19.ª jornada da Liga NOS, acabou por ser um grande alento para a equipa de Tiago Fernandes, uma vez que conseguiu arrecadar três importantes pontos para a sua conta (algo que já não acontecia desde a 5.ª jornada, frente ao Boavista). O golo da vantagem aos 38 minutos por Costinha acabou por resolver um jogo que não teve mais oportunidades materializadas.

Assim que o apito inicial da partida foi dado por André Narciso, a equipa flaviense foi a primeira a tentar a sua sorte com um remate de pé esquerdo de Costinha no coração da área, acabando este por ser defendido por Ricardo Ferreira.  Já o Portimonense queria fazer valer o seu jogo e começou cedo a pressionar bastante a equipa transmontana, essencialmente na meia hora inicial da partida.

Entre faltas cometidas por ambas as partes, a primeira grande oportunidade do jogo surge por parte da equipa algarvia aos 21 minutos. O responsável foi Dener, criando bastante perigo para a baliza de António Filipe, mas acabou por não fazer mexer o marcador. O Chaves tentava travar a ousadia do adversário, chegando aos 27 minutos a criar uma oportunidade, que acabou por falhar o grande objetivo, por Rúben Macedo.

O 1.º cartão amarelo da partida foi entregue a Vítor Tormena (Portimonense) por entrada perigosa sobre Rúben Macedo (GD Chaves).

Aos 35 minutos surge a oportunidade mais perigosa por parte dos flavienses até então pela cabeça de William, que sai ligeiramente ao lado direito da baliza.  O golo acabou por não demorar muito a surgir, quando aos 37 minutos Costinha, de fora da área, remata sem medo para o fundo das redes de Ricardo Ferreira.

Apesar da forte pressão do Portimonense, o Chaves conseguia assim colocar-se em vantagem e sonhar com a vitória tão aguardada em terras algarvias.

Aos 41 minutos chega a vez de António Filipe (GD Chaves) ter castigo disciplinar por parte do árbitro da partida com um amarelo por entrada perigosa frente ao adversário.

A equipa da casa após a desvantagem fez de tudo para chegar ao intervalo com a igualdade no marcador, tendo conseguido apenas, aos 43 minutos de jogo, criar um livre com perigo, mas sem efeito.

Final da primeira parte, vai para o tempo de descanso a equipa flaviense mais conformada com o resultado atingido até aí.

Começava o segundo tempo e a equipa da casa entrava com grande vontade de dar a volta ao resultado. Aos 56 minutos, António Folha mexe na equipa para fazer frente às dificuldades, fazendo entrar em campo João Carlos e Paulinho, substituindo Bruno Tabata e Lucas Fernandes, respetivamente. Surge aos 61 minutos mais um livre perigoso para os algarvios, por parte de Lucas Fernandes, mas a bola teimava em não entrar. Aos 64 o Chaves vê um golo defendido a Costinha que tentava alargar já a vantagem da equipa transmontana em Portimão.

Tiago Fernandes fez a primeira alteração da equipa flaviense aos 65 minutos, com a entrada de Erdem Sem para o lugar de Rúben Macedo.

A segunda parte estava mais equilibrada e as oportunidades foram variadas por ambas as equipas.

Aos 88 minutos grande confusão em campo entre os rivais com uma suposta falta de Nikolas Maras (GD Chaves) na área do adversário sob Paulinho (Portimonense). Por atitudes antidesportivas, os dois atletas acabaram por receber cartão amarelo.

Os últimos minutos de jogo foram de grande pressão pela equipa da casa, tendo o GD Chaves a frieza suficiente para segurar a vantagem. A equipa flaviense conseguiu assim levar três pontos bastante sofridos de Portimão, numa altura de extrema necessidade de se desvincular da posição abaixo da linha d’água em que se encontra.

O homem do jogo acabou por ser Ruben Macedo do GD Chaves.

Eduarda Fernandes

Fotografia: O Torgador (Tiago Leite)